Connect with us

Campo Grande do PI

Gestantes descobrem sexo do bebê na abertura da Semana do Bebê em Campo Grande

Publicado

em

Atividades com crianças e gestantes marcaram o primeiro dia da V Semana do Bebê de Campo Grande do Piauí. O evento teve início nesta terça-feira, 23 de agosto, promovido pela Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social pela primeira infância, cujo objetivo é reforçar as ações, projetos e programas voltados para a primeira infância, desde a gestação, nascimento até 6 anos de idade. A Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF.

No município, a programação teve início pela manhã com uma passeata em prol da primeira infância, com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de zelar e cuidar da criança nos primeiros anos de vida, para um melhor desenvolvimento infantil.

A passeata iniciou na Creche Maria Madalena, percorreu ruas da cidade e encerrou no pátio da própria unidade escolar, com a realização de brincadeiras, danças e lanche.

À tarde, a atividade foi voltada para as gestantes. O encontro reuniu aproximadamente 50 gestantes no Espaço de Acolhimento para participarem de um curso preparatório para o parto, ministrado pelas enfermeiras obstetras Emanuella Leal e Angélica Luz.

As palestrantes explanaram sobre o trabalho de parto, a importância do trabalho no pré-natal, as diferenças do parto humanizado, o que é violência obstetra, dentre outros assuntos.

“Nós trouxemos informações importantes, instruímos e empoderamos as mulheres para esse momento em que ela é a principal protagonista de todo o trabalho de nascimento do bebê. Viemos desmistificar na mente das mães de que o trabalho de parto é um processo doloroso, de sofrimento, mas que é, sobretudo, um momento de alegria, de propósito, de realização em trazer a vida um filho.”, disse Angélica, que elogiou a iniciativa da gestão em trazer essas informações para as gestantes e promover saúde, promover o bem estar da família.

Durante o encontro, aconteceu o chá de revelação e duas gestantes puderam descobrir o sexo do bebê. Viviane Carvalho, da comunidade Carnaíba, vai ser mãe de uma menina, e Francisca Cristina, que mora na comunidade Serra dos Belos, será mãe de um menino.

O momento foi marcado por muita alegria, mas, também, por muita emoção por parte das gestantes e familiares. Tanto Viviane, como Cristina, estão grávidas pela primeira vez.

Cristina revelou que já tinha a sensação de que seria mãe de um menino. “Tô feliz demais. Eu já esperava que era um menino. Era meu sonho.”, disse. Ao descobrir o sexo do bebê, ela se emocionou. “É uma emoção muito grande. É a minha primeira vez, então a gente não sabe explicar.”, disse.

A gestante elogiou o curso preparatório para o parto. “Foi muito importante, principalmente pra mim que estou grávida pela primeira vez. Aprendi muita coisa que não sabia. É bom que quando eu for pra o hospital eu já vou sabendo de muita coisa, vou me preparar melhor também.”, disse Cristina.

Publicidade

No encontro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega simbólica de kit natalidade para gestantes.

A assistente social, Luciene Sousa, conduziu a entrega dos kits e falou sobre o benefício. Segundo ela, o kit é um dos benefícios eventuais ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), com o objetivo de beneficiar gestantes em situação de vulnerabilidade e para gestantes que tenham feito pelo menos seis consultas de pré-natal.

“É um trabalho realizado em parceria entre as Secretarias de Assistência Social e a Saúde na busca ativa e orientação para que as gestantes façam o devido acompanhamento do pré-natal, e aquelas que se enquadrarem nos critérios do benefício eventual, no final da gestação, recebem o kit natalidade como um apoio para a chegada do bebê.”, disse Luciene.

Regado a muitas informações e emoções, o encontro com as gestantes encerrou com um lanche.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS