Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós reúne mães atípicas e discute desafios e melhorias

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, juntamente com as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, e Assessoria Jurídica, promoveu na tarde desta quarta-feira (22), uma reunião com as mães atípicas do município

A reunião teve o objetivo de dar suporte, esclarecer dúvidas, discutir os desafios e possibilidades e informar as mães sobre o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo município.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós, reunindo mães atípicas da sede e zona rural. O prefeito Ogilvan Oliveira, os secretários Antônio de Pádua (Educação), Audeli Coutinho (Saúde) e Oziana Oliveira (Asssistência), estiveram presentes, além de profissionais de ambas as pastas.

Na abertura, o prefeito Neném de Edite conversou com as mães, fez esclarecimentos e disse que está a disposição para apoiá-las. “Precisamos juntos buscar sanar as demandas e buscar o melhor caminho para os filhos de vocês. A gente só quer o bem para cada um. Sabemos que Jaicós nunca vai ser 100%, sempre temos os acertos e as falhas, temos as limitações financeiras. Mas dizer a vocês que estou a disposição para o que der e vier. Estamos aqui para dar as mãos, ouvir vocês, entender e nos prontificarmos para realizar aquilo que for possível para melhorar. Pedir a vocês paciência, estou aqui pronto para apoair vocês e todos unidos nessa causa importante, para buscar alternativas e melhorias”.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, destacou o intuito da reunião. “O intuito de estarmos aqui reunidos é para estarmos ouvindo de vocês alguns questionamentos que muitos de vocês vem fazendo. Como sozinha, não consigo resolver tudo, então chamei o prefeito, as secretarias, para estarmos juntos, saúde, assistência social e educação, para tentarmos chegar ao melhor caminho possível para o melhor atendimento a vocês mães atípicas e seus filhos”.

Grande parte das demandas abordadas durante a reunião, foram relacionadas ao campo educacional, como as dificuldades enfrentadas pelas crianças com a adaptação em sala de aula, o aprendizado, a socialização e a importância dos profissionais auxiliares para o acompanhamento das crianças.

Durante a reunião, foi destacado sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo município, com a disponibilização de uma equipe multidisciplinar para atender as crianças. Na oportunidade o psicopedagogo, Adaljerry Ferreira, os psicólogos Milene Silva, da Educação e Geraldo Bezerra, da saúde, e a Assistente Social, Josie Cristine (Educação), também conversaram com as mães.

Após as falas, foi aberto um momento para que as mães presentes pudessem tirar dúvidas, relatar as dificuldades e compartilhar experiências. Todas as demandas apresntadas pelas mães foram listadas pelas secretarias, para os encaminhamentos necessários.

A assistente social do CRAS, Divanilda Bezerra e a secretária, Oziana Oliveria, também de direcionaram às mães destacando sobre os benefícios disponíveis, como BPC e Passe Livre, além de reforçarem a importância de manter o Cadastro Único atualizado.

Publicidade

O secretário de Educação, Tontonho, em entrevista ao Cidades Na Net, falou do objetivo da pasta na reunião. “O intuito maior foi esclarecer o trabalho que vem sendo realizado na Secretaria de Educação, o que temos preparado para desenvolver a curto prazo, e mostrar às mães as dificuldades de muitas vezes não podermos atender de imediato as necessidades que elas têm. Mas a gente vem trabalhando e precisamos da parceria família educação para que possamos chegar a um denominador comum. Mas, dentro das possibilidades, estamos com nossa equipe, com psicopedagogo, assistente social, psicólogo, atendendo as crianças.

Sobre as demandas, principalmente em relação aos auxiliares em sala de aula, o secretário explicou que o município já possui alguns e trabalha para conseguir atender toda a demanda.

“Já começamos. Na maioria das turmas onde tem crianças atípicas, já temos um auxiliar dentro da sala de aula. Estamos usando critérios, como o maior número de crianças atípicas dentro da sala de aula, o grau de cada uma. Estamos buscando nos adequar cada vez mais, é uma orientação do nosso gestor e vamos continuar trabalhando, nos colocando a disposição das mães, para a gente chegar ao máximo possível de atendimento às crianças. Hoje nosso maior problema é quantidade. Estamos hoje com 91 crianças laudadas, nas 17 escolas do nosso município. Se as crianças fossem em 2, 4 escolas, seria mais fácil distribuirmos em salas e ter dois, três auxiliares. Mas, são em escolas diferentes, o que dificulta o nosso trabalho. Mas, estamos fazendo o possível para avançarmos”.

O secretário ainda ressaltou o trabalho da equipe multidisplinar. “Esse foi um pensamento do prefeito. Quando ele fez o último concurso colocou a vaga para psicopedagogo e eu disse a ele da nossa vontade de ter também assistente social e psicólogo e ele por sua boa vontade nos atendeu. Estamos lá com uma equipe a disposição, não tem horário ou lugar para atender. Se a mãe não pode vir até a secretaria a gente desloca a equipe até a casa, seja na zona urbana ou rural. E estamos aí fazendo o que está ao nosso alcance” concluiu.


Facebook

MAIS ACESSADAS