Connect with us

Jaicós

Secretaria de Cultura de Jaicós realiza audiência e discute sobre a Lei Aldir Blanc 2; cidade tem recurso de R$ 145 mil

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na manhã desta terça-feira (28), um audiência pública para discutir sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

O município já foi contemplado através da Lei Aldir Blanc I, Lei Paulo Gustavo, e agora se articula para direcionar aos fazedores de cultura, os recursos oriundos da Lei Aldir Blanc II.

A audiência foi realizada no auditório da Assistência Social, contando com a participação da secretária de Cultura, Alessandra Leal, do articulador do Polo Histórico Cultural do Turismo Piauiense e Secretário de Cultura de Belém do Piauí, Edson Ribeiro, do secretário de Esportes de Jaicós e dos agentes culturais.

Na abertura, a secretária de cultura, Alessandra Leal, falou do intuito da audiência e destacou a importância da participação dos fazedores de cultura. “É com grande satisfação que realizamos essa audiência para discutir a implemnetação da Lei Aldir Blanc no município. A Lei Aldir Blanc 2 tem uma proposta mais construtiva, visando estabelecer uma atuação do incentivo cultural a médio prazo. Hoje, queremos ouvir artistas produtores culturais e todos os interessados no tema. Seu feedback é essencial para identificarmos desafios e oportunidades, bem como para construirmos juntos os caminhos para o aprimoramento das políticas culturais do município. Sua participação é fundamental para o fortalecimento da cultura jaicoense e o sucesso da Lei Aldir Blanc”.

Depois, a audiência foi conduzida pelo articulador Edson Ribeiro, que iniciou agradecendo a presença de todos e reforçando a importância da participação dos agentes e trabalhadores da cultura nas discussões referentes a área.

Em seguida, foi feita uma breve prestação de contas do trabalho e investimentos realizados até o momento, através das leis de incentivo à cultura.

Discutindo sua pauta principal, na sequência a audiência tratou sobre a Lei Aldir Blanc II, quando foi apresentanda aos participantes a sugestão para a destinação dos recursos disponíveis.

Jaicós tem através da lei, o recurso de R$ 145.605,90. Conforme a proposta apresentada, o valor será dividido através de oito editais que contemplarão artistas e grupos das áreas de cultura tradicional, artistas de palco, literatura em geral, tecnologia e inovação, cultura tradicional popular e outras áreas.

Publicidade

Foi informado que também será destinado um valor para a realização de oficinas gratuitas no município e aquisição de equipamentos para a Secretaria Municipal de Cultura.

Além da realização das oficinas, outra novidade trazida na Lei Aldir Blanc 2, é o edital que vai contemplar a categoria Literatura Educacional. Será um valor destinado para os alunos das escolas das redes municipal, estadual e privada, que se destacarem com suas produções.

De acordo com Edson Ribeiro, as próprias escolas farão a seleção dos três melhores trabalhos produzidos pelos estudantes, e o objetivo é, ao final, publicar um livro com os trabalhos selecionados em cada unidade de ensino.

Durante a audiência, os presentes também puderam fazer questioamentos e apresentar sugestões e ideias.

Na oportunidade, também foi informado que será feito um novo mapeamento cultural. O edital será divulgado na próxima semana e os trabalhadores da cultura terão 15 dias para realizar o cadastro, apresentando a documentação solicitada.

No evento ainda foi realizada a entrega de certificados e uma apresentação com os poestas repentistas Luís Costa e Francimildo Lacerda.


Facebook

MAIS ACESSADAS