Connect with us

MUNICÍPIOS

Marcolândia: Município sofre com a falta de água

Publicado

em

O prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitú), em entrevista ao Portal APPM, falou da situação crítica do município em relação ao abastecimento de água. Chico Pitú esclareceu que se não chover nos próximos dias na região, a população vai passar sede.

O município é abastecido através de carros pipa, que transportam água de Araripina e Picos. A água dos poços do município é tão salgada que não serve para o consumo humano.

O prefeito disse, também, que a prefeitura atuava com um sistema paliativo. “Distribuíamos em torno de 15 a 20 mil litros de água mineral por dia, mas o chafariz quebrou e infelizmente o governo do Estado não consertou e nem autorizou a prefeitura arrumar. Está parado, um investimento bom, mas não está funcionando. Para consertar necessita de um investimento de R$ 30 mil reais, mas eu não posso mexer porque o governador não autorizou e quem está padecendo é o povo” desabafou.

Além disso, o prefeito Chico Pitú informou que seu município é diferente dos demais da região. “Existe um projeto de adutora do sudoeste do Piauí que não sai, tornando tudo mais difícil para atendermos às comunidades que tanto precisam. Temos uma população urbana de mais de 8 mil habitantes e recebemos os mesmos valores de FPM que aqueles com pouco mais de 3 mil. Isso é a grande dificuldade de administrar nosso município”, pontuou.

O prefeito esteve reunido com a secretária estadual de Defesa Civil, Simone Pereira, ocasião que explicou a situação dramática que vive o município de Marcolândia. “Esperamos contar com a sensibilidade do governo do Estado e esperamos que a secretária nos ajude a enfrentar esse problema. Já é difícil administrar com poucos recursos, imagine tendo que comprar água de outros municípios”, diz o prefeito.

Publicidade

DSC_0282.JPG

Por outro lado, o prefeito está confiante na aprovação pelo Congresso Nacional do projeto que aumenta em 2% o FPM. “É uma forma de melhorar as finanças dos municípios, só exemplificando, sobre a falta de custeio para a manutenção das máquinas doadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), neste primeiro momento, os gatos são com pneus e combustível, um nó nas nossas finanças. Mas se o Congresso aprovar as coisas vão melhorar muito. Desde a realização da Marcha em Brasília, estamos mobilizando junto com as Associações Estaduais e Confederação Nacional de Municípios (CNM) para sensibilizar nossos deputados federias e senadores para aprovação imediata”, disse.

Fonte: APPM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS