Connect with us

Picos

NutriSUS: Coordenadora do PSE de Picos pede aos pais de alunos que colaborem com o projeto

Publicado

em

O Programa Saúde na Escola é um projeto que foi motivado pelo Ministério da Saúde e que tem executado diversas ações nas escolas da rede pública municipal e estadual de Picos. Uma dessas ações é a implantação do NutriSUS.

O NutriSUS é um programa de suplementação que é realizado nas creches municipais, pois é na faixa etária de crianças menores de quatro anos que deve ser aplicado. De acordo com Iane Borges, coordenadora do PSE em Picos, os profissionais da saúde são os responsáveis por essa aplicação que ajuda na prevenção de doenças.

“O profissional da saúde responsável por cada creche vai até lá e leva esses suplementos que são disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Esse suplementos são em sachês em pó e contêm vitaminas e minerais. Vale ressaltar que ele não serve para curar alguma doença, mas proporciona a prevenção de doenças nessas crianças. Por isso a importância dessas crianças estarem tomando esses suplementos”, explicou ela.

De acordo com ela, o suplemento é aplicado na merenda escolar dos alunos, por isso, Iane apela para que os pais contribuam com o programa, não dando aos seus filhos outras merendas.

“O suplemento vai ser aplicado na merenda escolar, dentro da própria creche. Então seria importante os pais se conscientizarem em relação a isso, não levando outros tipos de merenda pra escola, porque isso dificulta muito o trabalho dos profissionais de saúde, pois a gente precisa da merenda escolar para colocar esse suplemento”, relatou a coordenadora.

Publicidade

Iane Borges disse ainda que o programa acontece em dois ciclos, sendo o primeiro de 60 dias, um intervalo de 90 dias e o segundo de mais 60 dias de duração. Cada criança absorve um sachê por dia durante os dias em que o programa está ativo (os ciclos de 60).

A inserção desse suplemento na alimentação escolar é feita após reunião com as diretoras e professores das creches, e orientação às merendeiras e nutricionistas no Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS