Connect with us

POLÍTICA

Após desastre ambiental, Teresa Britto pede embargo da 2ª fase da obra de parque solar no Sul do Piauí

Publicado

em

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (9), a deputada estadual Teresa Britto (PV) defendeu o embargo da segunda fase da obra do parque solar, da empresa Enel Green Power, após o rompimento de bacias de contenção do entorno do Parque Solar de São Gonçalo do Gurgueia, município situado a 798 quilômetros de Teresina, no Sul do Piauí.

Os desastres causaram, segundo moradores da região, prejuízos ambientais como assoreamento do Rio Gurgueia, destruição de pontes, estradas, devastação de plantações e morte de animais. Segundo dados divulgados pela empresa, 21 famílias foram prejudicadas com o rompimento das bacias de contenção, em especial, nas localidades Buritizinho e Macacos.

A deputada criticou a empresa pela negligência em relação aos impactos causados na região, e cobrou do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), uma multa à empresa.

“É lamentável a inércia da empresa em tomar as providências necessárias, principalmente em apoio às famílias afetadas, assim como ao descaso do Estado em multar e fiscalizar as ações da empresa. Queremos o embargo da segunda fase da obra e vamos acompanhar de perto essa situação”, frisa a parlamentar.

Teresa Britto requereu, ainda, a realização de uma audiência pública em São Gonçalo do Gurgueia para avaliar a situação do desastre e ouvir as partes envolvidas para propor medidas emergenciais.

Publicidade

Fonte: Ascom


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS