Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Barragem do Estreito apresenta fissura e prefeitos solicitam vistoria técnica

Publicado

em

O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, juntamente com o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, estiveram na manhã desta quarta-feira (15), na barragem do Estreito, em Francisco Macedo.

O objetivo da visita dos gestores juntamente com os técnicos da engenharia civil padremarcoense, foi vistoriar as estruturas do reservatório, após alguns moradores mostrarem-se preocupados com pequenas fissuras.

O prefeito Nonato (PSD) disse que em conversa com engenheiros, os mesmos explicaram que há filtros e drenos dentro da parede para o concreto não ceder.

“É muito segura. Acompanhei todo o desenrolar da construção dessa barragem. Não tem o menor perigo, mas vamos, eu e o Valdinar, oficializar o pedido aos órgãos competentes para fazer essa vistoria”, destacou.

“Quando ela sangrou a primeira vez em 2008, ela apresentou esse tipo de vazamento e ficamos muito preocupados. Daí acionei os engenheiros e eles disseram que não oferecia nenhum perigo, porque foram colocados os drenos (filtros) no concreto”, explicou Nonato Alencar.

Publicidade

O prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva (PSD), disse que há uma fissura no segundo degrau de cima para baixo e, após ouvir moradores os mesmos disseram que no primeiro ano em que ela transbordou, tinha três fissuras que receberam a aplicação de mais concreto por uma equipe do DNOCS.

Sobre a situação, Valdinar, afirmou que não há nenhum perigo de rompimento. “Nós visitamos e diante da situação está tranquilo, e é sempre bom ter a visita técnica. A barragem é construída toda com ferro e concreto, mas eu e o prefeito Nonato vamos pedir imediatamente ao governo do estado que envie técnicos para dar maior segurança”, disse o prefeito de Padre Marcos.

A solicitação foi feita ao deputado estadual Georgiano Neto (PSD), logo após a visita na barragem, onde o mesmo afirmou que já cobrou ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) que os órgãos façam avaliação.

“Atendendo a solicitação dos prefeitos Valdinar Silva e Nonato Alencar, já cobramos ao Instituto de Desenvolvimento do Piauí – IDEPI e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS. Me prometeram enviar uma equipe técnica nos próximos dias, para avaliar a barragem”, declarou o deputado Georgiano.

Nesta terça-feira (14), às 11h47, uma medição registrou que o reservatório ultrapassou mais de 90% da capacidade e que faltavam 92 centímetros para transbordar.

Publicidade

A capacidade total do reservatório é de 23,885 milhões de metros cúbicos de água e tem extensão de aproximadamente 7 km.

A barragem teve sua construção iniciada na década de 90 e somente em setembro de 2007 foi concluída, transbordando pela primeira vez no ano de 2008.

A última vez que o reservatório atingiu seu nível máximo foi, em março de 2011.

Matérias Relacionadas: Barragem do Estreito em Francisco Macedo atinge mais de 90% de sua capacidade

Fortes chuvas causam cheia no Rio Curimatá em Francisco Macedo e transbordam barragem em Padre Marcos

Publicidade

Volume de chuvas provoca cheia no rio Curimatá, em Francisco Macedo; veja vídeo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS