Connect with us

DESTAQUES

Catedral de Picos se prepara para retorno de celebrações eucarísticas na próxima segunda (27)

Publicado

em

Considerando o Decreto Estadual 19.085/2020, que versa sobre a retomada gradual das atividades normais à vida do ser humano, como vida comercial e tradições religiosas às esportivas, as celebrações eucarísticas retornam no próximo dia 27 de julho, data prevista em lei pelo Governo do Estado.

O decreto, datado em 07 de Julho do corrente ano, delimita que serviços podem retornar em períodos distintos, gradualmente, e com os cuidados pertinentes ao momento atual de pandemia em que se vive.

No próximo dia 27 de julho retornam a fabricação de produtos têxteis, vestuários e calçados, assim como o comércio voltado para estes produtos; lavanderias e toalharias; reparação de equipamentos de informática e comunicação; fabricação de produtos de papelaria, assim como retorno do comércio da referida área; fabricação e comércio de instrumentos musicais, brinquedos, artefatos para esportes, bijuterias, eletrônicos e produtos para o lar, entre outros; e os eventos religiosos.

Estes últimos têm sido esperados com grande ansiedade pelos fiéis, que estão com as atividades presenciais paradas desde março. A jornalista Sheila Fontenelle é frequentadora assídua das celebrações. Ela disse acreditar que a Igreja tem aguardado, assim como ela, com muita expectativa o retorno das missas e sabe que as medidas de segurança serão tomadas a fim de proteger aos que se farão presentes nos templos.

“Eu não deixei de assistir as missas, que estão sendo transmitidas pela internet durante a quarentena. Mas, estar na igreja será diferente nesse momento, com certeza. Estamos com muito medo do vírus, mas com as precauções que a igreja deve ter, as celebrações serão seguras. Porém, vale lembrar que Deus está onde nosso coração e nossa oração está, para aqueles que não puderem ir. Independente de qualquer coisa e lugar”, disse ela.

Publicidade

Outro fiel que está na expectativa do retorno das celebrações eucarísticas é o jovem Victor Guilherme Sousa França. Para ele, este tempo aumentou a fé e sede dos fieis. Enfatizou ainda que a reabertura é a esperança de dias melhores para todos.

“A expectativa, creio eu que unânime, é muito grande! O povo está sedento, mas permanece perseverante na Fé. Está com saudades de Deus, mas nunca o tiraram de seus corações. Ao termos a possibilidade de abrir, mesmo que parcialmente os templos, renova a esperança de dias melhores, tal como uma lâmpada que se avista ao longe da escuridão. Picos é uma cidade majoritariamente Católica e nunca deixou passar despercebida a sua vocação religiosa. Portanto, digo com toda certeza, que a procura será constante e valiosas serão as chances dadas aos fiéis participarem da Missa.

O uso de máscaras e álcool em gel são duas das medidas essenciais para o retorno das atividades. A Igreja tem se preparado, também, para administrar o distanciamento social. Os bancos foram reduzidos e afastados um do outro e somente poderão sentar-se neles dois fiéis em cada uma das extremidades.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS