Connect with us

Pio IX

Educação de Pio IX promove II Percurso Formativo do PPAIC 2024

Publicado

em

No último sábado, 25 de maio, a Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria de Educação, promoveu o II Percurso Formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação.

A formação realizada pela equipe municipal do PPAIC de Pio IX, composta pela coordenadora Luana Santos e pelas formadoras, Sandra Ana e Lucilene Sousa, abordou a temática: “Literatura infantil na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais” e teve como objetivo demonstrar a contribuição da literatura no processo de construção da identidade étnico-racial na educação e discutir as representações de crianças negras em histórias infantis.

Além de trazer importantes reflexões sobre as representações de crianças afrodescendentes nos livros infantis, pois em sua maioria os negros e negras foram simbolizados de forma estereotipada nos livros infantis.

A abertura da formação foi realizada pela coordenadora Luana Santos que destacou a importância da literatura na formação da personalidade e identidade, bem como no sentimento de pertencimento e representatividade das crianças.

“A escola deve se utilizar da literatura para trabalhar valores sociais e humanos importantes para a construção da personalidade e da identidade das crianças, quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida”, disse.

Em seguida a formadora, Sandra Ana, realizou o reconto do livro “Sulwe”, história que destaca alguns aprendizados, dentre eles que o racismo é tão doloroso que te faz querer “apagar” a sua cor para ser aceito.

Na sequência, a professora e historiadora, Edilane Silva, ministrou a palestra sobre a temática da formação, onde a mesma conseguiu elencar importantes aspectos que foram importantes na formação do povo brasileiro.

Além de listar importantes escritores negros que contribuem através da literatura para a formação, representação e valorização da história e cultura dos povos negros.

Durante o encontro também teve a apresentação do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), um projeto que faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo principal desenvolver a leitura e a escrita das crianças de 4 a 5 anos de idade. O programa foi apresentado pela formadora, Niédma Gonçalves.

“Com foco em oferecer formação continuada aos profissionais da Educação Infantil, abordando oralidade, leitura e escrita para apoiar os docentes em suas práticas educativas permitindo assim que desenvolvam métodos e experiências das crianças com a linguagem e a escrita. O programa leva em consideração as especificidades da criança e as noções que ela já tem da leitura e da escrita adquiridas no seu cotidiano e vivências familiar e que fomentam as brincadeiras e interações neste ciclo de vida”, explicou.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS