Connect with us

Água Doce do Maranhão

Vereadora Elisandra se reúne com grupo de dança e incentiva a cultura em Água Doce do Maranhão

Publicado

em

Na noite da última terça-feira (11), a vereadora de Água Doce do Maranhão, Elisandra Dias, participou de um encontro com o Grupo Cultural Dança Ritual Indígena.

A vereadora, expressou a alegria de poder está com os jovens e debater sobre a cultura do município.“Acredito na nossa juventude e sei que apoiar a cultura é muito importante para o fortalecimento da nossa sociedade. Reafirmo o meu compromisso, por meio do nosso mandato, em contribuir para o desenvolvimento do projeto, visando o bem-estar dos nossos jovens e a promoção da cultural local”, disse.

O coordenador do Grupo, Wellington Alves, falou sobre a participação de Elisandra.“Ela reafirmou seu compromisso com a dança, seu apoio maior com o grupo cultural, aonde a mesma se comprometeu em ajudar”, contou.

O grupo já é tradicional na cidade, sendo um dos responsáveis por levar a cultura para a população. De acordo com o coordenador, o projeto teve início em 2011.”O grupo iniciou-se com suas atividades em janeiro de 2011. Na época, o acesso a cultura era pouco pela limitação de grupos folclóricos, a dança atraiu um elenco de 10 pessoas”, informou.

Wellington conta, que no começo o apoio não era tão grande e que foi necessário a ajuda da população em geral. “Lembro que tivemos ajuda dos pais dos brincantes, comerciantes locais e uma ajuda de uma candidata a vereadora na época”, explicou.

No entanto, o coordenador relatou que durante alguns anos, não foi possível realizar atividades no grupo. “2012, 2013 e 2014 não houve projetos pois eu tive que fazer uma viagem de trabalho e por isso não foi possível elaborar. Já em 2015, resolvi retornar os projetos de dança, trabalhamos em 2016, 2017 e 2018”, pontuou.

Publicidade

No ano de 2019, muitos dos integrantes estavam viajando e não foi possível fazer as atividades. Em 2020 e 2021, o grupo teve que ficar parado devido a pandemia, mas em 2022 retornaram aos palcos.

O coordenador destacou também a importância de ter um grupo como esse.”É valorizar a identidade de um povo, sabemos que os povos indígenas são uma comunidade que mais sofre com os desmatamentos da Amazônia, ter um grupo como esse é de muita importância para conscientizar a humanidade”, afirmou.

Segundo Wellington, os ensaios são realizados em um clube cedido por uma amiga da organização, todos os dias da semana, tendo um intervalo de um dia de descanso. Normalmente, os integrantes começam a ensaiar as 18:00hrs e vão até as 21:00hrs. Já os materiais utilizados pela equipe, ficam guardados na residência do coordenador.

Facebook

MAIS ACESSADAS