Connect with us

Isaías Coelho

Aluna de Isaías Coelho participa de projeto da NASA e encontra novo asteróide

Publicado

em

Thayla Janis Carvalho Figueiredo, aluna no 4º ano da Escola Municipal Lauro Coelho Ferreira, da cidade de Isaías Coelho, detectou recentemente um asteróide, até então desconhecido.

A aluna participou, entre os meses de março e abril, da edição XIV do Caça Asteroide MCTI, juntamente com seus colegas de escola, Ellen Júlia (4º ano), Humberto Filho e Lara Lorrany (ambos do 5º ano), além de outras colegas da Escola Municipal Francelina Pinheiro, a Lívia de Carvalho, Maysa Rodrigues (ambas do 5º ano) e Ana Carolina Carvalho (6º ano), todos integrantes da equipe 98.

O projeto trata-se de um programa em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que objetiva catalogar e estudar possíveis Asteroides ou objetos próximos à Terra (NEOs), através de imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS da Universidade do Havaí – EUA.

Cerca de 30 imagens foram analisadas pelos alunos através de um software profissional de última geração, sob a supervisão e orientação do professor de ciências Jhenys Maiker.

“Os alunos detectaram vários objetos, alguns já eram conhecidos e outros não foram oficialmente aceitos por algum motivo, no entanto o asteroide que Thayla encontrou é comprovadamente novo e recebeu uma denominação provisória de P21DAIP, e assim será mais estudado pelos próximos anos, até que um dia ela possa nomeá-lo. Ele ficará sendo observado por astrônomos profissionais afim de traçar melhor a sua rota, sua composição ou até mesmo se nos oferece algum perigo” frisou o professor.

Foto: UOL

Segundo o professor, a NASA e outras agências espaciais do mundo inteiro catalogam, estudam e monitoram esses asteroides. “A fim de se um dia encontrar algum em rota de colisão com a Terra possamos ter tempo de nos preparar. Alguns estudos já foram realizados nesse sentido, pois no dia 26 de Setembro de 2021 a NASA colidiu propositalmente uma sonda com um asteroide a fim desviar a sua rota, e o resultado foi bastante positivo destacou.

Por fim, o educador destacou que projetos de cientista cidadã, como o Caça Asteroide, são de suma importância, pois no futuro os dados obtidos serão usados para um programa de defesa planetária.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS