Connect with us

GERAL

Professores de Teresina realizam novo protesto; greve da categoria completa 12 dias

Publicado

em

Trabalhadores da educação de Teresina se reuniram na tarde deste sábado (19) para reivindicar melhorias trabalhistas e o cumprimento, por parte da prefeitura de Teresina, da lei federal que reajustou o piso salaria do magistério em 33,23%.

A categoria iniciou uma greve por tempo indeterminado no dia 7 de fevereiro. Procurada pelo g1, a Prefeitura de Teresina não se pronunciou sobre o assunto.

Professores de Teresina em greve realizam novo protesto — Foto: Divulgação

O ato foi mobilizado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm). Os manifestantes se concentraram na Câmara Municipal de Teresina e realizaram uma caminhada pela Avenida Marechal Castelo Branco até a Ponte Juscelino Kubitschek.

Em seguida, eles fizeram um passeio ciclístico pela Avenida Frei Serafim, passando pelo Parque da Cidadania. Os grevistas seguiram para a Avenida Miguel Rosa, depois para a Alameda Parnaíba, passando pela Ponte Estaiada. A manifestação encerrou na Câmara de Teresina.

Professores de Teresina em greve realizam novo protesto — Foto: Divulgação

A previsão é que os manifestantes realizem novos protestos na segunda (21) e terça-feira (22).

Greve dos professores

As aulas da rede municipal de ensino de Teresina estavam marcadas para começarem, de forma remota, no dia 7. Mas, segundo o Sindserm, devido à paralisação, o ano letivo não teve início. Na próxima terça-feira (22) as aulas da rede pública da Capital retornarão no formato híbrido (presencial e remoto)

O reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica foi anunciado em 27 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro e sancionado em 4 de fevereiro e eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.

Publicidade

O reajuste do piso está previsto em lei de 2008. Segundo o texto, o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro.

Professores de Teresina em greve acampam em frente à Câmara e vereadores suspendem votação do piso da categoria — Foto: Layza Mourão/g1

Professores de Teresina em greve acampam em frente à Câmara e vereadores suspendem votação do piso da categoria — Foto: Layza Mourão/g1

O projeto de lei sobre o piso salarial dos professores municipais foi enviado pela prefeitura à Casa Legislativa e seria votado na última terça-feira (15). Porém, a votação foi suspensa pelo presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar (MDB) após pedidos de vistas dos parlamentares.

A previsão é que a votação do projeto ocorra na próxima terça-feira (22).

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS