Connect with us

Marcolândia

Projeto ‘Promovendo Saúde’ chega em Santo Antônio de Lisboa; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, através do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, realizou nesta terça-feira (16), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, um encontro denominado Promovendo Saúde.

O evento direcionado a idosos do grupo Reviver, bem como à pessoas portadoras de hipertensão e diabetes, obesos, fumantes, entre outros, contou com a participação da Secretaria de Saúde do município que na ocasião promoveu atendimentos de aferição de pressão arterial e glicemia.

As boas-vindas e apresentação dos profissionais ao público-alvo ficou a cargo da assistente social, Márcia Camilo, que representou a secretária de Assistência Social, Kelvane Leal.

Após apresentação e abertura, foi a vez do profissional de Educação Física e especialista em Saúde Pública, Marlon Melquíades, desenvolver atividades teóricas e práticas. Ele destacou em entrevista que o projeto existe há mais ou menos três meses e tem como objetivo enfatizar a importância da atividade física na promoção de saúde e prevenção de doenças levando-o para diversas cidades do Piauí.

“É um projeto inovador e a proposta é passar por várias cidades do nosso estado falando sobre a importância da atividade física na promoção de saúde e prevenção de doenças com o público-alvo de diabéticos, obesos, gestantes, hipertensos. Nesse projeto a gente traz dados recentes de como está a população brasileira a nível de atividade física. O primeiro momento trazemos suporte teórico com linguagem simples e acessível. No segundo momento a gente faz de forma prática com dinâmicas e exercícios”, explica acrescentando que são exercícios que podem ser desenvolvidos até mesmo em casa.

Marlon ministrou palestra e repassou informações sobre dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de explicar algumas diferenças entre atividade física e exercício físico.

A atividade física é desenvolvida naturalmente no dia a dia, sem planejamento, ou seja nos afazeres cotidianos. Já o exercício físico consiste em movimentos planejados como caminhadas, corrida, alongamentos entre outros.

Publicidade

Na parte das dinâmicas formou dupla e denominou a atividade como escultura e escultor. Depois utilizou bolas com passagem de uma para outra em círculo, fez uso do bambolê, e deu dicas de exercícios que podem ser feitos até mesmo em casa com utilitários do lar desde que sejam adotados posicionamentos corretos.

Segundo relatou, a OMS recomenda que sejam feitos exercícios físicos todos os dias por 30 minutos aproximadamente, nos cinco dias da semana, principalmente após orientação médica.

Outro dado apontado pelo profissional destaca que nos próximos anos a partir de 2030, a população brasileira atinja a maior idade, entretanto, a perspectiva é de que grande parte das pessoas seja portadora de obesidade ou até mesmo possam desenvolver depressão, decorrente à deficiência na prática de exercícios físicos.

Joana de Sousa Carvalho, 80 anos, esteve presente mais suas três irmãs e falou sobre a iniciativa.

“Essas atividades estão boas demais. São cinco dias sem sentir dor na pernas”, revelou a idosa.

Estiveram presentes ainda os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Secretaria Municipal de Educação.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS