Connect with us

São José do Piauí

Prefeito Admaelton Bezerra participa de ato ‘SEM FPM NÃO DÁ!” e discute soluções para queda das receitas de São José

Publicado

em

Em busca de resolver as dificuldades financeiras encontradas pelo município de São José do Piauí devido a redução das transferências constitucionais, o prefeito Admaelton Bezerra esteve em Teresina nesta quarta-feira, 30 de agosto, onde participou da mobilização ‘SEM FPM NÃO DÁ!”.

O momento foi organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), que Admaelton Bezerra é 2º vice-presidente, e reuniu mais de 200 prefeitos de todo o estado do Piauí, sendo iniciado com a concentração em frente a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), seguida por reunião com os deputados estaduais no Cine Teatro, área interna da Alepi.

Clique aqui e veja fotos da mobilização!

Na ocasião, Admaelton Bezerra esteve reivindicando, junto com os demais prefeitos, soluções para as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com o gestor municipal, os prefeitos estão preocupados com as dificuldades encontradas pelos municípios. Ele ainda alertou que grande parte dos municípios entrarão em colapso caso a situação não seja normalizada.

“Estamos muito preocupados, já tem vários municípios em colapso devido a queda do FPM, e em São José do Piauí, realizamos vários cortes que podemos fazer sem mexer no funcionalismo, mas estamos em crise. Em setembro, em caso de não regularização do FPM, todos os municípios entrarão em colapso, exceto aqueles com grandes arrecadações”, assegurou.

Publicidade

Admaelton Bezerra ainda comentou sobre a mobilização e pautas debatidas. “Estivemos participando da mobilização em frente a Assembleia Legislativa do Piauí, e em seguida, participamos de reunião com os deputados, onde foram debatidas essas pautas municipalistas”, frisou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, comentou sobre a mobilização e ressaltou as principais preocupações da entidade municipal com relação as quedas de receitas dos municípios.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho fez uma avaliação da mobilização e destacou que uma comissão de prefeitos estarão reunidos com o presidente Lula amanha, 31. “Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, garantiu.

Neste mês de agosto, Admaelton Bezerra, que é 2º vice-presidente da APPM, já esteve em Brasília em busca de recurso para São José e de solução para as dificuldades encontradas pelos municípios.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS