Connect with us

GERAL

Assalto no dia da prova e pandemia deixaram candidata fora do Enem por dois anos no Piauí

Publicado

em

Renata da Silva, de 23 anos, chegou para o segundo dia de provas do Enem 2021, depois de ficar dois anos de fora do Exame por causa de um assalto no dia prova em 2019 e o medo da pandemia no ano passado. Neste domingo (28), a candidata chegou com o irmão Rodrigo Félix ao campus do Instituto Federal do Piauí, no centro da capital, para fazerem provas na mesma sala.

A estudante pretende cursar fisioterapia e conta que foi abordada por bandidos na parada de ônibus quando se dirigia ao local de prova, em 2019. Ela estava com a irmã, Roberta.

Na ação, os bandidos levaram o celular e o documento de identidade, o que impediu a estudante de realizar a prova.

“Fui assaltada no segundo dia de prova. Tinha ido bem na redação no primeiro dia e aconteceu isso. Levaram meu celular e documento, e não tinha como fazer a prova sem a identidade. Fiquei muito abalada” , lembrou a estudante.

Já em 2020, toda a família ficou sem participar do Enem por medo da pandemia da Covid-19. Rodrigo Félix, de 18 anos, afirmou que não se inscreveu porque tem asma e é do grupo de risco para a Covid.

Publicidade

De acordo com os dois, estarem na sala juntos ajuda, já que um passa segurança para o outro, o que acaba fazendo diferença durante a prova.

“É uma experiência nova pra mim essa rotina de prova. Me sinto seguro fazendo a prova na mesma sala que a minha irmã”, contou Rodrigo.

Flamenguista foi dormir 2h da madrugada

Este é o primeiro ano de prova de Rodrigo, e já vai ter um gostinho amargo neste segundo dia, flamenguista fanático, o estudante contou da sua chateação com a derrota de seu time na noite do sábado (27).

“Fiquei estressado só na hora do jogo. Mas demorei a dormir mexendo no celular. Tô com um pouco de sono aqui, fui dormir 2 horas da manhã”, contou o candidato.

Cerca de 56 mil devem fazer a prova

O Piauí tem 56 mil candidatos que continuam concorrendo a uma vaga no ensino superior pelo Enem 2021. Este foi o total de presentes no primeiro dia de provas, do total de mais de 73 mil inscritos, e que devem comparecer ao segundo dia, este domingo (28).

Publicidade

O estado teve a segunda menor taxa de abstenção nas provas no primeiro dia, com 21,8%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em todo o Brasil, 26% dos 3,1 milhões de inscritos não fizeram as provas. O número é bem menor se comparado à taxa de 2020, que foi de 51,5%.

Com relação ao Enem aplicado de forma digital, o Piauí teve 44,3% dos inscritos ausentes. Para a aplicação do Enem impresso, o estado teve a participação de 33 municípios, com 444 locais de prova e 4.185 salas de prova.

A aplicação de forma digital ocorreu em dois municípios e em 12 locais, sendo 62 salas de aplicação de provas do Exame no estado.

Fonte: G1 Piauí | Foto: Layza Mourão / g1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS