Connect with us

DESTAQUES

Jovem de Massapê do Piauí participa da Jornada Mundial da Juventude em Portugal e fala sobre a experiência

Publicado

em

A cidade de Lisboa, capital de Portugal, foi palco da 37ª edição da Jornada Mundial da Juventude. O evento religioso aconteceu de 1º ao dia 6 de agosto, com a participação de mais de 1 milhão e meio de pessoas, tornando-se na quinta maior Jornada da Juventude de sempre.

Luciana Carvalho, de 29 anos, uma jovem piauiense, natural de Massapê do Piauí, que atualmente reside em Dublin, capital da Irlanda, participou da Jornada.

“Ter participado da JMJ foi uma experiência incrível de oração, peregrinação e partilha, poder sentir a energia de irmãos jovens de diferentes países, a alegria e o fervor na fé que unem a todos, e claro, poder ver e ouvir o Papa Francisco foi uma grande emoção, suas sábias palavras ficaram gravadas.”, disse.

Membra de uma família tradicionalmente católica, ela revelou que tinha o sonho de participar da Jornada. “Como Cristã ativa que sempre fui na minha comunidade, participava de todos os eventos religiosos e a Jornada Mundial Juventude era um sonho, mas era um sonho distante.”

Em 2013, quando a Jornada foi realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o sonho esteve mais próximo, mas não pode ser realizado. “Não fui por condições financeiras.”, disse ela.

Dez anos depois, a Jornada aconteceu num país europeu, mesmo continente em que Luciana reside. “Dessa vez, graças a Deus, deu tudo certo. Eu estava perto do que poderia um dia imaginar. Hoje, o fato de estar morando em Dublin, que também fica na Europa, facilitou muito minha ida. Foram 2 horas de voo até Lisboa, onde aconteceu o evento.”, contou ela.  

Publicidade

Luciana explicou que, como está matriculada em um curso fazendo intercâmbio, não poderia se ausentar das aulas por muitos dias. Então, ela se programou para participar por três dias, de sexta a domingo, que foram os dias em que o Papa Francisco esteve presente com os jovens, período em que aconteceram o acolhimento, confissão pessoal, via-sacra, vigília durante a madrugada, missa e festival.

Ela relata ter vivido e presenciado momentos intensos de felicidade. “Eu via a felicidade estampada nos rostos, porque é o Papa nos acolhendo como igreja, que apesar das suas fragilidades, ele se faz jovem para estar no nosso meio.”, disse.  

Luciana comentou sobre a fala do papa. “Ele destacou vários pontos: que na igreja a espaço para todos, mesmo para quem erra, para quem cai, para quem sente dificuldade; que não devemos ter medo e sermos empreendedores de sonhos; e que nada na vida é de graça, só o amor de Jesus. Ele fala suave, paciente, chega na intimidade tocando o coração. Foi marcante.”

A piauiense destacou, também, os momentos de oração com o papa Francisco e mais de 1 milhão de jovens, juntos rezando pela paz, pela igualdade, pelas famílias, pelo o fim da guerra, vícios e problemas que afligem a juventude em todo o mundo. “No mesmo momento também houveram depoimentos de jovens que contaram algo marcante. Uma das jovens era da Ucrânia e relatou sobre como conseguiu fugir da guerra deixando tudo para trás.”  Segundo Luciana, foram muitas partilhas e choque de realidade que a fizeram refletir.

Ela lembrou, também, das peregrinações. “Eu andava 12 quilômetros por dia no sol quente. Chegou a fazer 40 graus. Aqui na Europa é verão, e o sol se põe às 21 horas. Então o dia se torna longo, a programação era intensa, cansativa, mas muito, muito gratificante, e com uma juventude alegre, cantando, brincando, tudo fica leve. O evento foi bem organizado, lindas apresentações e boas estruturas.”, contou ela.  

A delegação brasileira na Jornada, segundo a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), era formada por cerca de 10 mil peregrinos, 30 bispos, 900 padres e 300 voluntários brasileiros trabalharam nos eventos centrais.

“No meu caso, a minha vontade de ir era tão grande que fui sem grupo, mas lá encontrei muitos brasileiros de várias cidades, me comuniquei com peregrinos de outras nacionalidades. Enfim, foi muito legal, fiquei radiante e voltei com o coração transbordando de gratidão.”, disse a piauiense de Massapê do Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS