Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretaria Municipal de Saúde realiza oficina sobre tuberculose em Simões

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, a Prefeitura Municipal de Simões, através da Secretaria de Saúde, realizou, no auditório do CRAs, um encontro com médicos, agentes de saúde, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da área, onde foi ministrada uma oficina sobre tuberculose, palestra e análise de trabalhos realizados em 2018 com foco na melhoria de atendimento e diagnósticos.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch e no Brasil é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.  A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Iniciando o evento a primeira dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, destacou que o objetivo é trazer informações necessárias para os profissionais, analisar os relatórios de 2018 e destacar as melhorias possíveis para que a doença possa ser diagnosticada no início, tratada e combatida.

“Devemos estar buscando melhorias, todos têm metas e cobranças para que o serviço seja prestado da melhor maneira possível, devemos conversar, buscar ideias e apresentar os pontos de vista. Com isso estaremos sempre evoluindo e assim, oferecendo o melhor serviço de saúde”.


Dando início às atividades, a enfermeira Karla Muriel ministrou a oficina sobre tuberculose, destacando que a falta de diagnostico é um grande problema e que se for feito um trabalho conjunto dos profissionais da saúde, isso pode ser mudado. Destacou que garantir o acesso ao diagnóstico e ao tratamento oportuno é fundamental para interromper a cadeia de transmissão da doença.

Após uma explanação sobre as novidades relacionadas ao tratamento e diagnóstico, os participantes foram divididos em grupos para analisar casos práticos mostrando o que seria feito em cada um. Com isso, a enfermeira Karla Muriel foi fazendo os ajustes e guiando os profissionais para que seja feito o melhor procedimento possível.

Publicidade


Em seguida foi servido um lanche para os participantes, que retornaram às atividades analisando o trabalho desenvolvido em 2018 e foram divididos por grupos de PSF onde debateram propostas para que o serviço de saúde pública no município possa estar sempre melhorando.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS