Connect with us

DESTAQUES

Conselho comemora volta das atividades físicas, mas contesta data de reabertura das academias

Publicado

em

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Danys Queiroz, comemorou o decreto municipal que permite a prática de atividades físicas. Porém, o presidente ainda contesta a retomada das academias alegando não concordar que essa retomada aconteça após shoppings e bares.

Em nota encaminhada ao Portal AZ, a Vigilância Sanitária informou que a partir do dia 27 de julho serão permitidas as atividades ao ar livre, onde será permitido o trabalho do educador físico. Porém, para atendimento individual ou restrito a pessoas da mesma residência. As atividades em academia ou em grupo não estão nas primeiras fases da retomada.

Na sexta-feira (16) assinou um decreto informando as datas e os setores das novas fases de reabertura das atividades econômicas na capital. A primeira etapa da segunda Fase, inicia em 27 de julho e estarão autorizados a funcionar, além de outras atividades, a atividade física em espaços abertos. Em vídeo, o presidente do Cref-PI, Danys Queiroz, voltou a contestar a Educação Física como área da saúde e por isso essencial. Além de comemorar a possibilidade de realização de atividades ao ar livre, o presidente informou que ainda recorrerão da decisão da não inclusão de academias nestas fases iniciais do plano de retomada.

“Nós somos a atividade que mais impacta na saúde das pessoas. Então por isso nós brigamos pelo direito de atender a comunidade. Os cuidados com a segurança é fundamental para que possamos manter o serviço e a saúde das pessoas. Em breve nós tentaremos antecipar a retomada das academias, que está prevista para 8 de setembro. Nós não achamos correto ficarmos após bares e restaurantes”

Nas práticas das atividades ao ar livre, com um profissional, devem ser seguidos todos os critérios de distanciamento e uso de máscaras de proteção.

Publicidade

O que diz a Vigilância Sanitária?

Em nota, a Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), informou que as academias e atividades coletivas seguem proibidas de ocorrem nestas primeiras fases do plano de retomada, pois, segundo a divisa, propiciam a transmissão da doença.

Confira a nota completa

As atividades físicas são reconhecidamente importantes para a saúde, pois são diretamente relacionadas à melhoria da qualidade de vida, porém, no momento é avaliado o risco epidemiológico de transmissão da doença.

Contudo se enfatiza a importância e necessidade dos exercícios físicos para a saúde, no dia 27/07 propõe-se retorno de “atividades física ao ar livre”, inclusive em parques – exceto atividades em grupo. 

Publicidade

Nessas atividades é permitido o trabalho do profissional de educação física para o atendimento individual ou restrito a pessoas da mesma residência (casal, pai e filho, irmãos etc), desde que em ambiente aberto e respeitando os protocolos sanitários geral e específicos.

As academias e qualquer prática esportiva em grupo propiciam a transmissão da doença e por isso não serão retomados nas primeiras fases da flexibilização econômica.

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS