Connect with us

DESTAQUES

I Fórum sobre o Transtorno do Espectro Autista reforça trabalho a favor da inclusão social em Pio IX. Veja!

Publicado

em

Em uma iniciativa de inclusão social, nesta terça-feira, 14 de maio, a Prefeitura de Pio IX, juntamente com as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, promoveu o I Fórum “Pio IX abraça o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)”.

Realizado no auditório da SEMEC, o evento contou com a participação de diversos profissionais, entre eles, a psicóloga Islândia dos Santos, a nutricionista Mariana Grecco, a advogada Paloma Sousa, o enfermeiro Delmo Carvalho e a terapeuta ocupacional Évila Soares.

A procura pela desmistificação do TEA foi intensificada em cada palestra ministrada, que tratou sobre temas específicos. O ABA no diagnóstico de autismo; seletividade alimentar; os direitos das pessoas com autismo; autonomia e autocuidado com crianças com TEA; e orientação parental foram as principais temáticas abordadas pelos palestrantes.

Foi apresentado o ‘Bonecos do Bem’, que se trata de um projeto intersetorial onde é trabalhado o ventriloquismo como ferramenta de inclusão social nas séries iniciais da educação de Pio IX. Essa atividade tem o objetivo de mostrar que a simplicidade pode compor as formas de geração do conhecimento.

De autoria da enfermeira Cynthia Ribeiro e coordenado pelo professor Grasiane Sá, o projeto ganhou destaque e até venceu em 1º lugar da Região Nordeste, um concurso nacional que abrange a promoção dos direitos humanos e atividades em prol da inclusão social.

Para a gerente da Atenção Básica, Cynthia Ribeiro, que esteve na direção do evento, o I Fórum veio para destacar os principais desafios enfrentados sobre o tema e, sobretudo, para capacitar quem convive diariamente com portadores do TEA.

“O evento do I Fórum ‘Pio IX abraça o TEA’, tem o objetivo de mobilizar, de sensibilizar a comunidade em geral a respeito do Transtorno do Espectro Autista, mostrando a prevalência, as necessidades de capacitação, de estruturação de serviços e também os desafios para os pais, buscando emponderá-los com informações, buscando também capacitar os cuidadores escolares e trazer a questão do combate o bullying nas escolas e o trabalho da inclusão através do Teatros de Bonecos, de uma história contada com livro gigante. Então tivemos cinco palestras sobre essa temática e foi de suma importância”, frisou.

A professora e vereadora Eliane Bezerra destacou pontos positivos com a promoção do evento.

“É muito bom a gente discutir esses assuntos em rede, já tivemos muitos momentos desde o início da gestão, antes de qualquer coisa nós somos sensíveis a causa. Talvez esse tenha sido o momento que a gente conseguiu reunir uma quantidade muito grande de especialistas sensíveis e que de fato promove um impacto muito positivo na sociedade. Nós já conquistamos com as politicas de inclusão a sala de atendimento especial, temos equipamentos e temos mais de 60 crianças que são atendidas. Além disso também contamos com psicólogos que cuidam dos cuidadores das crianças e assim vamos fazendo ações para mobilizar a população”, disse ela.

Várias famílias atípicas acompanharam de perto a programação do I Fórum relacionado ao TEA, enchendo o auditório da Secretaria de Educação. Devido o grande número de inscrições para participar do evento, outras pessoas prestigiaram o encontro de forma online, por meio da transmissão ao vivo que foi feita pelo Youtube.

Imagens: Ascom

Facebook

MAIS ACESSADAS