Connect with us

Fronteiras

Assistência Social de Fronteiras participa de Seminário Estadual Cadastro Único em busca de uma gestão mais eficiente

Publicado

em

Na última terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Fronteiras marcou presença no Seminário Estadual Cadastro Único, (PROCAD-SUAS), realizado em Teresina. O evento contou com a presença de representantes de diversas secretarias e órgãos governamentais, além de especialistas na área.

A secretária Eudiná Ribeiro de Souza e o técnico operacional do Bolsa Família, Osiel, foram os responsáveis por representar a secretaria de Fronteiras no seminário. Também marcaram presença a secretária Estadual de Assistência Social e Cidadania, Regina Souza, e a Janaina Mapurunga, Superintendente da Secretaria de Assistência Social do Estado.

O objetivo central do evento foi abordar as políticas de assistência social, o financiamento dessas ações e o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS).

Através desse programa, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) busca regularizar a base de dados do Cadastro Único e incluir famílias mais vulneráveis para proporcionar acesso a serviços, benefícios e programas sociais.

Durante o seminário, a secretária Eudiná Ribeiro ressaltou a importância do evento para aprimorar as ações e políticas da assistência social em Fronteiras.

“O seminário estadual foi de extrema importância para todos os gestores da Assistência Social e Cidadania dos municípios. Foi um momento de aprendizagem onde tivemos a oportunidade de esclarecer nossas dúvidas em relação ao processo de prestação de contas. Agora, sabemos da importância de termos cuidado para que no futuro não sejamos penalizados por não atender aos critérios estabelecidos pelo tribunal de contas. As dúvidas em relação ao PROCAD SUAS, como a sua sustentabilidade e a necessidade de conclusão para a averiguação dos cadastros do programa Bolsa Família, foram esclarecidas. Porém, uma questão que ainda demanda atenção é a continuidade financeira, visto que muitos municípios enfrentam dificuldades nesse aspecto”, destacou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS