Connect with us

Campo Grande do PI

Em Campo Grande, poder público e sociedade propõem melhorias para a Assistência Social

Publicado

em

O município de Campo Grande do Piauí promoveu, na manhã desta sexta-feira, 28 de julho, a Conferência Municipal de Assistência Social.

Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, o evento participativo aconteceu no auditório do CRAS e reuniu representantes do poder público municipal e da sociedade organizada.

Dentre outros, estiveram presentes o prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Zoneide Bezerra; os vereadores Irmão Roni e Janaína Ramos.

A 12ª Conferência foi oficialmente aberta pela representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Luciene Sousa.  

Com base na temática central, a Conferência teve como objetivos avaliar as atuais políticas públicas do Sistema Único da Assistência Social, ou seja, o “SUAS que temos”, traçar objetivos e metas para avançar e chegar ao “SUAS que queremos”.

A palestra magna da Conferência foi ministrada pela assistente social, conferencista e professora universitária, Ângela Bezerra, que abordou o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e os eixos temáticos – Financiamento, Controle Social, Articulação entre os Segmentos, Serviços, Programas e Projetos, Benefício e Transferência de Renda.

Em seguida, os participantes, divididos em grupos, elaboraram propostas e sugestões para a melhoria das políticas públicas da Assistência Social.

Dentre as propostas apresentadas e aprovadas na plenária final, estão o cofinanciamento estadual dos benefícios eventuais e da equipe volante; a destinação de 1% da receita líquida da união para o SUAS; a revogação do teto de gastos; a realização de capacitações sobre assistência social e suas diretrizes; a criação de um calendário sobre programas e serviços da assistência social; a realização de ações que promovam acesso aos usuários junto ao SUAS; a capacitação permanente dos trabalhadores do SUAS; a destinação de recursos para equipamentos do SUAS, dentre outras.

Publicidade

Na oportunidade, também foram eleitos os delegados, aqueles que vão representar o município de Campo Grande do Piauí na etapa estadual da Conferência, levando as propostas aprovadas na etapa municipal.

Alrilany Macedo de Sousa Sá (titular) e Bruna Maria de Sousa (suplente) como representantes dos órgãos governamentais; Clarisse de Jesus Sá (titular) e Solange Maria de Jesus (suplente), representando os trabalhadores do SUAS; Gloriete Nilce Pereira de Oliveira (titular) e Ademila Ângela Sousa (suplente), representando os usuários do SUAS; e Tereza Rosa de Morais Moura (titular) e Antônia Vieira dos Santos Sousa (suplente), representando as organizações não governamentais.

Ao final, os participantes foram certificados.

A secretária Zoneide Bezerra fez uma avaliação positiva da Conferência, definindo como um importante momento de construção. “A Conferência é um espaço privilegiado, democrático, por nos possibilitar avaliar as políticas públicas e, sobretudo, propor melhorias a nível municipal, estadual e nacional.”, disse.  

A secretária destacou, também, que a Conferência trouxe esclarecimentos e informações à população a respeito das políticas públicas da assistência social. Em sua fala, no encerramento, Zoneide agradeceu a população pela participação e colaboração nas discussões e elaboração de sugestões para melhorias.

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS