Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Picos convoca mulheres a receberem exames feitos na “Carreta da Mulher”

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos promove, na próxima sexta-feira (10), a partir das 10h00, no Plenário da Câmara de Vereadores, uma solenidade para entrega dos resultados dos exames de prevenção e mamografia feitos pelo programa Sesc-Saúde, mais conhecido por “Carreta da Mulher”, desde o dia 26 de abril.

De acordo com informações repassadas pela Coordenadora da Atenção Básica, Ionara Holanda, ela viu a necessidade de se ter o ato simbólico para marcar o momento que, para ela, é de conquista na área da saúde, especialmente para a mulher picoense.

“Nós já temos o resultado dos exames que foram feitos inicialmente. A carreta está aqui no município desde o dia 26 de março e as mulheres que fizeram tanto os exames de citologia, que é a prevenção de colo de útero, quanto de mamografia, nos meses de março e abril, já nos foram entregues os resultados desses exames na semana passada e a gente vai fazer uma solenidade para entrega”, disse ela.

Ionara relatou também que além da entrega dos resultados, haverá uma explanação sobre a estadia da Carreta da Mulher no município e as ações desenvolvidas, que foram além da realização dos exames.

“Nessa oportunidade, todas as mulheres que fizeram parte do programa, assim como a comunidade em geral, estão convidados a participarem. Teremos a entrega dos exames, de forma individualizada para cada mulher, e teremos também uma apresentação sobre como foram os atendimentos na cidade de Picos, sobre alguns indicadores e as atividades educativas que foram realizadas em escolas e postos de saúde. Tudo isso será mostrado nessa apresentação de encerramento dos trabalhos da Carreta de Saúde da Mulher”, detalhou.

Publicidade

A coordenadora disse ainda que as mulheres que tiveram seus exames alterados serão previamente comunicadas e que a Secretaria de Saúde está em parceria com a Fundação Maria de Carvalho Santos para realizar exames mais específicos e que todo o suporte será dado à paciente.

“Já temos a lista das mulheres que tiveram alguma alteração nos exames e precisarão fazer outros exames complementares para confirmação de diagnóstico. Como temos a lista individual, o contato de telefone, será feita a entrega diretamente a essa mulher. Depois disso, realizaremos o encaminhamento dela para a Fundação Maria de Carvalho Santos, que é de Teresina e que vai fazer a biópsia nas mulheres que tiveram alteração tanto na mamografia quanto na prevenção”, pontuou.

A Carreta da Mulher realizou mais de 800 exames e permanece até o dia 10 na cidade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS