Connect with us

POLÍTICA

TRE reforça pedido de tropas federais ao TSE

Publicado

em

O corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, confirmou que o TRE-PI reformulou o pedido de tropas federais para a segurança das eleições em 60 zonas eleitorais do estado, perfazendo um total de 139 cidades. O pedido foi refeito depois que o governador Welling-ton Dias (PT) encaminhou oficio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informando que as polícias Civil e Militar do Piauí poderiam garantir a segurança do pleito.

O TSE indeferiu o pedido de tropas federais para o Estado, o que irritou os juízes eleitorais que reclamam da violência nas cidades do interior. A informação sobre o pedido de reforço das tropas federais foi confirmada ontem pelo presidente do TRE-PI, desembar-gador Joaquim Santana Filho. Ele considera que é necessário o reforço de tropas federais. Mas disse que se não tiver, a polícia local garante a execução do plano de segurança para as eleições.

O plano de segurança foi discutido anteontem em reunião do TRE e representantes da Segurança Pública, da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Edvaldo Moura disse que é favor de forças federais para complementar a atuação da Polícia Militar e da Policia Civil. “Acreditamos no trabalho de nossas policias, mas o efetivo é insuficiente, é muito pequeno e muitas zonas eleitorais têm o histórico de conflito e problemas eleitorais”, argumentou o desembargador.

Ele ainda alegou que a dimensão do território do Piauí é grande e precisa ter a presença da policia para manter a tranqüilidade no pleito. “Estamos pedindo a reconsideração do TSE sobre a decisão, apesar da informação do governador, com quem não queremos nos conflitar. Estamos apenas pedindo a ponderação e mostrando a verdadeira situação do Piauí”, acrescentou.

Diário do Povo

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS