Connect with us

Bocaina

Prefeito Erivelto divulga balanço de ações em 2022 e destaca melhorias em obras, agricultura, saúde e educação de Bocaina

Publicado

em

O prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros (Progressistas), divulgou um balanço de ações desenvolvidas ao longo do ano de 2022. A gestão “Construindo uma nova história” executou obras e desenvolveu vários benefícios contemplando todas as dimensões sociais do município.

Mobilidade urbana, inauguração de praças, ações na saúde, educação, agricultura, segurança, cultura, entre outras foram listadas pelo gestor.

As principais melhorias foram elencadas e compreendem desde o mês de janeiro até dezembro de 2022.

Erivelto em entrevista ao Cidadesnanet.com, desejou a todos os bocainenses um feliz ano novo. “Minha querida amada cidade de Bocaina, a todos os bocainenses, desejo um feliz ano novo cheio de realizações, paz, saúde, prosperidade, respeito ao próximo. Que 2023 chegue e leve todas essas bonanças até a casa de cada um bocainense e abençoe suas famílias”, disse

Além de todas essas que estão destacadas abaixo, 2023 vai entrar com a inauguração do Espaço Multieventos: primeira obra do ano.

Janeiro

Publicidade

No mês de janeiro, a Prefeitura de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Agricultura, EMATER/PI, e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural-SDR, iniciou a distribuição de sementes de feijão e milho para famílias dos agricultores do município cadastradas e em dia com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).


CONTEÚDO RELACIONADO

Prefeitura de Bocaina distribui sementes de milho e feijão para agricultores


Fevereiro

Um resultado satisfatório marcou a entrada do ano de pé de direito. Trata-se dos indicadores de saúde da Atenção Básica. Bocaina obteve um resultado que destacou o trabalho da gestão “Construindo um nova história” em prol de melhorias na saúde do município. 

Do total de 224 cidades do estado, Bocaina que é administrada pelo prefeito Erivelto ficou com a oitava colocação no ranking de indicadores ao obter nota 9,5.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

 Bocaina está entre os dez melhores indicadores de saúde da Atenção Básica no Piauí


Março

Após o recesso de atividade letivas, a volta às aulas foi iniciada com a Semana Pedagógica e o 1º Fórum Comunitário do Selo UNCEF, em Bocaina.


CONTEÚDO RELACIONADO

Semana Pedagógica e 1º Fórum Comunitário do Selo UNCEF são realizados em Bocaina

Publicidade

O terceiro mês do ano foi marcado pela adesão ao Programa Educação e Família. Sempre primando pela melhoria na educação dos bocainenses, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Bocaina realizaram a 2ª Formação do Programa Pro Alfabetização na Idade Certa. Com apoio da Prefeitura na gestão do prefeito Erivelto, através da Secretaria Municipal de Educação, objetivo é trabalhar o programa no município, visando alfabetizar o alunado na idade certa.

Além disso, ainda voltado para educação, a Secretaria realizou a Conferência Municipal de Educação com tema central: Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira. Os públicos-alvo foram gestores da rede municipal de ensino, secretários municipais, professores, colaboradores e o público em geral.

Em prol da saúde mental, a gestão “Construindo uma nova história” realizou por meio da Secretaria de Saúde a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento realizado no auditório da Câmara de Vereadores teve como tema “Fortalecer e garantir políticas públicas: o Sus, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.

A palestrante, psicóloga Ana Caroline Gomes, fez uma abordagem sobre saúde mental no aspecto histórico no Brasil, bem como destacou o livro “Holocausto Brasileiro – Genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil”.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental teve a divisão em grupos para elaborar propostas de melhorias no município relacionadas ao tema.


CONTEÚDO RELACIONADO

1ª Conferência de Saúde Mental em Bocaina discute a garantia de políticas públicas e o respeito aos direitos humanos


Abril

Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação de Bocaina concluiu o ciclo de formação do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). A ação contou com o apoio do prefeito Erivelto Barros, na gestão “Construindo uma nova história”.

A formação foi desenvolvida durante três dias. No dia 19 de março teve como público-alvo os gestores escolares da rede municipal sob a mediação da coordenadora do programa no município, professora Maria Claudeci de Sousa Luz. 


CONTEÚDO RELACIONADO

Educação de Bocaina conclui ciclo de formação do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa


O mês de abril é um dos períodos mais importantes para o município de Bocaina, quando celebra o aniversário de emancipação política. Diversas atividades foram executadas para celebrar o aniversário de 58 anos. Entre elas podem ser destacadas, logo na abertura, a apresentação do projeto “Paisagem Urbana da Nossa Cidade”, para alunos da rede municipal, e demais convidados. O projeto continha um acervo histórico e fotográfico e contou a história do município desde de sua fundação através da família Borges Marinho que foi a primeira a chegar na região, até os dias atuais.

Dando continuidade as comemorações, aconteceu a Missa em Ação de Graças, a Cruzada Evangélica, visita nas estradas vicinais que passaram por reformas e implantação de bueiros nas vias. Ao todo cerca de 40 quilômetros de estradas vicinais foram revitalizadas.

Publicidade

Além das citas acima, no dia 10, data oficial do aniversário, houve durante o dia alvorada festiva, hasteamento das Bandeiras do Brasil, Piauí e do município, corte simbólico do bolo, inaugurações de obras como a reforma da Secretaria Municipal de Saúde e a praça José Marques de Sousa. No segmento esportivo houve o torneio de futsal masculino. À noite, shows musicais encerraram as festividades do município.


CONTEÚDO RELACIONADO

Missa e Cruzada Evangélica marcam 2º dia do aniversário de 58 anos de Bocaina; fotos

BOCAINA 58 ANOS | Ato cívico, inaugurações de obras e torneio, integram o 3º dia do aniversário; fotos

BOCAINA 58 ANOS | Aniversário encerra com shows em praça pública e reúne milhares de pessoas

Publicidade

Maio

O mês de maio chegou e trouxe boas notícias para os servidores municipais com o reajuste salarial de 33,24% concedido pelo prefeito Dr. Erivelto de Sá Barros, aos professores de Bocaina. A economia local teve mais um impulso com a concessão do quinquênio para todos os servidores municipais efetivos.

Com o repasse financeiro referente ao quinquênio no vencimento de abril, foi injetado na economia de Bocaina R$ 61.109, 64 (Sessenta e um mil, cento e nove reais e sessenta e quatro centavos).

O quinquênio é um adicional por tempo de serviço que corresponde a um acréscimo percentual de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos que o servidor público tem direito a receber na folha de pagamento, de modo incorporado, a cada cinco anos em efetivo exercício.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Prefeito Erivelto implanta quinquênio para os servidores municipais e injeta mais de R$ 61 mil na economia em Bocaina


A Educação Municipal de Bocaina fez adesão ao Programa Aprender Valor com o objetivo de levar informações sobre educação financeira para estudantes da rede pública. Uma capacitação entre gestores escolares deu início às atividades do programa.

O Programa Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras. Financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Programa vem sendo implementado desde o início de 2020.


CONTEÚDO RELACIONADO

Educação de Bocaina realiza capacitação do Programa Aprender Valor


Quando o assunto é educar e proteger, a Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), desenvolveu ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Publicidade

As atividades com professores, pais e alunos da rede municipal de ensino tiveram como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar pais, alunos e a sociedade em geral sobre a importância da data, além de convocá-los para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.


CONTEÚDO RELACIONADO

Ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes marcam o 18 de Maio em Bocaina


Uma audiência entre o Poder Público e a Polícia Militar discutiu estratégias e melhorias na Segurança Pública de Bocaina. Essa foi uma ação da gestão de Erivelto, preocupado com a segurança do município, após os casos registrados de furtos de veículos, em estabelecimentos, no cemitério municipal, além de objetos ao ar livre como a fiação de rede, bem como arrombamentos de residências, entre outras ações criminosas que deixaram a população amedrontada.


CONTEÚDO RELACIONADO

Audiência entre Poder Público e Polícia Militar discute estratégias e melhorias na Segurança Pública de Bocaina


Os conselheiros tutelares de Bocaina participaram de um capacitação no Sest/Senat. A participação do Conselho Tutelar teve apoio da gestão “Construindo uma nova história”, do prefeito Erivelto de Sá Barros. O objetivo foi trabalhar na prática com os conselheiros, o manuseio do SIPIA, que é um sistema de acesso e registro das denúncias, atendimentos e acompanhamentos que são de competência do Conselho Tutelar, junto às crianças e adolescentes.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

BOCAINA | Conselheiros Tutelares são capacitados para utilização do SIPI


Em prol da segurança em saúde dos bocainenses, a Prefeitura de Bocaina por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um mutirão e executou ações de conscientização da população e limpeza em logradouros públicos. O objetivo foi combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, e chikungunya.

O trabalho foi desenvolvido em torno do tema “Todos contra a Dengue, Zika e Chikungunya”. O mutirão reuniu órgãos públicos como as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, escolas da rede estadual e municipal, vigilância sanitária, agentes de combate à endemias e comunitários de saúde, servidores municipais, entre outros.


CONTEÚDO RELACIONADO

Mutirão reúne órgãos públicos para conscientizar e desenvolver ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Bocaina


Junho

Publicidade

No início do mês, a gestão deu apoio para a realização de diversas atividades da Semana do Meio Ambiente. As ações da Semana tiveram culminância com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas do município, onde alunos ergueram cartazes confeccionados com frases, chamando atenção para a preservação do meio ambiente.


CONTEÚDO RELACIONADO

BOCAINA | Caminhada culmina ações da Semana do Meio Ambiente

Secretaria de Educação de Bocaina abre a Semana do Meio Ambiente com palestra


Com os melhores indicadores de desempenho do Previne Brasil, Bocaina alcançou a 13ª posição do ranking no Piauí, sendo destaque entre os 224 municípios, no modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). O resultado tem como base os indicadores que avaliam o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios à população.


CONTEÚDO RELACIONADO

Com os melhores indicadores de desempenho do Previne Brasil, Bocaina alcança a 13ª posição do ranking no Piauí

Publicidade

Sobre abastecimento hídrico, o prefeito Erivelto foi de encontro com o DNOCS em Teresina, buscar recursos para fortalecer o abastecimento no município. Em encontro com o diretor do DNOCS, Arão Lobão, foi discutido a perfuração de poços. 


CONTEÚDO RELACIONADO

Prefeito Erivelto busca recursos em Teresina e garante perfuração de poços em Bocaina


Julho

No mês de julho, através de uma solicitação do prefeito Erivelto,  Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Piauí, como forma de fomentar a pisicultura, entregou 250 mil alevinos na barragem de Bocaina. A solicitação do gestor partiu depois que pisicultores levaram o pedido à gestão. 


CONTEÚDO RELACIONADO

Após solicitação do prefeito Erivelto, DNOCS coloca 250 mil alevinos na barragem de Bocaina

Publicidade

Em benefício da população, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Bocaina, gerida pela secretária Antônia Leal, distribuiu 35 cestas básicas para famílias carentes. A ação contou com apoio da Prefeitura, na gestão de Erivelto de Sá Barros, e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A distribuição aconteceu na sede do órgão, pela manhã, ao lado da Biblioteca Municipal e na ocasião foi iniciado o pagamento do Auxílio Brasil.


CONTEÚDO RELACIOANDO

Assistência Social de Bocaina distribui cestas básicas, inicia pagamento do Auxílio Brasil e continua cadastro


Na educação do município, professores e alunos trabalharam a exposição de um dos maiores recursos naturais existentes em Bocaina, que contribuiu para a formação profissional e garantiu o sustendo de famílias por várias décadas. O trabalho mostrou a importância do Rio Guaribas e também do Rio Riachão – este deságua no Guaribas.

A exposição aconteceu durante a Semana da Água e foi executada pelos alunos da Escola Urbano Leal.

Agosto

A Secretaria de Agricultura do município abriu inscrições para o Programa Garantia-Safra 2022/2023.

Publicidade

Outra ação com total apoio da Prefeitura, foi através da Unidade Escolar Zezé Leal que promoveu comemorações e homenagens aos pais. A ação aconteceu em alusão ao Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo do mês de agosto.

A gestão “Construindo uma nova história” fez a entrega de fardamento escolar para todos os alunos das escolas da rede de ensino do município.

Setembro

Crianças e professores foram homenageados no mês de setembro. A Secretaria de Educação de Bocaina promoveu a Semana da Criança nas escolas da rede municipal. Em alusão às comemorações ao Dia das Crianças, foram realizadas festinhas, passeios ao shopping, passeios no parque aquático e na barragem, entre outras atividades comemorativas.

O mês de setembro é conhecido também pela Campanha Setembro Amarelo, com ações voltadas aos cuidados com a saúde mental. Alusivo ao tema, os alunos da Unidade Escolar Jomásio dos Santos Barros, em Bocaina, participaram de uma palestra alusiva à campanha com a psicóloga Anne Caroline. O momento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.


CONTEÚDO RELACIOADO

Estudantes de Bocaina participam de palestra alusiva ao Setembro Amarelo


A Prefeitura de Bocaina garantiu suporte a todos os pacientes que necessitaram de tratamento ocular, no tocante, ao mutirão de catarata. A gestão de Erivelto disponibilizou por meio da Secretaria de Saúde o transporte dos pacientes.


CONTEÚDO RELACIONADO

Bocaina é contemplada com mutirão de catarata; 35 pessoas são beneficiadas

Publicidade

Outubro

Em alusão ao Dia do Professor, celebrado em 19 de outubro, a gestão do prefeito Dr. Erivelto de Sá Barros, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), promoveu uma homenagem aos professores e corpo docente da SEME. Além da entrega de brindes no evento houve partilha de bolo como forma de celebrar o dia do professor.

A gestão de Erivelto custeou e fez a entrega de fardamento para as merendeiras das escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é fazer com que as profissionais trabalhem com as vestimentas adequadas nas cantinas.

Ações voltadas para a saúde foram executadas pela Secretaria do município. No mês de outubro, a Campanha Outubro Rosa, foi desenvolvida com o objetivo de chamar atenção para os cuidados com o câncer de mama e de colo de útero. A campanha foi marcada pela realização de palestras entre outras atividades voltadas para os cuidados com a saúde das mulheres bocainenses.


CONTEÚDO RELACIONADO

Com palestra, Saúde de Bocaina orienta mulheres sobre o câncer de mama e de colo do útero


Projetos de incentivos ao conhecimento são desenvolvidos pela Educação Municipal. A exemplo disso, no mês de outubro a Secretaria Municipal de Educação de Bocaina, através da Escola Urbano Leal realizou o Projeto Gincana Bíblica. O tema desenvolvido foi “Prazer do Conhecimento Religioso com o lúdico”.

Novembro

Cuidar da saúde é uma das missões da gestão de Erivelto. O mês de novembro foi dedicado aos cuidados com a saúde do homem através da Campanha Novembro Azul, que desenvolve ações de prevenção ao câncer de próstata com a realização de palestra e exames de PSA.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

Ações da Campanha Novembro Azul são desenvolvidas em prol da saúde do homem em Bocaina


Com apoio da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação do município realizou a Formatura do ABC dos alunos da Educação Infantil – V do Pré-Escolar municipal Zezé Leal com o tema: “Todas as Cores” na quadra poliesportiva José de Moura Barros.

Ainda na Educação, alunos da Unidade Escolar Urbano Leal tiveram um ajula de campo idealizada pelo professor Francisco João de Barros, o Chico Velho. O objetivo foi levar os estudantes até a antiga casa de fazenda na localidade Boa Vista para que os discentes pudessem conhecer de perto um pouco da história do local.


CONTEÚDO RELACIONADO

Escola municipal de Bocaina realiza visita a local onde passou a Coluna Prestes em 1926

Publicidade

Com o objetivo de incentivar o esporte, a Prefeitura de Bocaina junto com a Secretaria de Educação, promoveu os jogos interclasses de futsal com estudantes da rede municipal de ensino. 

Dezembro

No dia 20 de dezembro, o prefeito Erivelto de Sá Barros efetuou o pagamento do 13º salário aos servidores, injetando na economia local e região o montante de R$ 447.000,00 (Quatrocentos e quarenta e sete mil reais).


CONTEÚDO RELACIONADO

Prefeito Erivelto paga 13º aos servidores e injeta mais de R$ 445 mil na economia em Bocaina

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS