Connect with us

Bocaina

Ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes marcam o 18 de Maio em Bocaina

Publicado

em

A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Assistência Social, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) desenvolveu nesta última quarta-feira, 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, atividades com professores, pais e alunos da rede municipal de ensino.

A ação tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar pais, alunos e sociedade em geral sobre a importância da data, além de convoca-los para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A secretária de Educação, Simone Grangeiro, explica que a pasta desenvolve o trabalho em todas as escolas da Rede Municipal durante todo o mês de maio, com a temática da Campanha e fala sobre a objetividade das atividades.

“A nossa campanha tem como objetivo levar informações ao corpo discente escolar e suas famílias. A ideia é que essas informações ajudem crianças e adolescentes a conhecer seus direitos e ter orientações de como agir, quando necessário. Todas as escolas desenvolveram atividades voltadas ao tema”, explica.

A Educação Infantil trabalha de forma lúdica fazendo uso de vídeos informativos. O Ensino Fundamental Inicial trabalha músicas, desenhos e confecção de cartazes.

O Ensino Fundamental Final tem uma proposta de trabalhar com produção de redações voltadas ao tema. Todas as atividades são acompanhadas pelo docente escolar e pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

A coordenadora da zona rural, Lígia Maria de Sousa Barros Rocha, explicou sobre as atividades realizadas e a culminância da campanha na U. E. Nicolau Borges, que contou com a participação exitosa dos alunos, professores e comunidade.

“A Unidade Escolar Nicolau Borges da localidade Malhada, realizou pela manhã uma caminhada com os alunos, professores e pais, nas ruas da localidade. A culminância aconteceu com uma missa, na mesma localidade, às 18h. Alunos, professores e a comunidade em geral, participaram da celebração do padre Feitosa, com a participação ativa dos alunos na solenidade, e por fim, teve a cantoria do poeta Zé Viola”, explica.

A coordenadora Lígia Barros ainda agradeceu a participação de todos: “Quero parabenizar todos os professores do município, pelo trabalho realizado junto dos alunos. Todos plantaram uma mudinha no coração das nossas crianças e adolescentes, também nos pais”.

Nesta quinta-feira (19) mais duas atividades foram desenvolvidas em sala de aula. Uma delas foi na U. E. Simão da Rocha, na localidade Batedor. Os alunos trabalharam o “Semáforo do Toque”, com a utilização de linguagem de acordo com a idade das turmas.

Publicidade

Na U. E. Mariano Rocha da localidade Agrovila, os estudantes confeccionaram símbolos alusivos a Campanha Maio Laranja.

Por fim, o prefeito Erivelto Barros, falou sobre a importância da data, agradeceu a todos os profissionais envolvidos e reforçou para que a população não tenha medo de realizar as denuncias.

“Estou aqui parabenizando cada um de vocês por esse trabalho de suma importância que é desenvolvido no município. Vamos juntos fortalecer a nossa luta em combate contra o abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes, e protege-los. Vamos juntos coibir a prática criminosa. Denuncie. Faça bonito o ano inteiro!”, pontuou o gestor.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS