Connect with us

Bocaina

Semana Pedagógica e 1º Fórum Comunitário do Selo UNCEF são realizados em Bocaina

Publicado

em

Docentes na cidade de Bocaina participaram nesta quinta-feira (03), do primeiro dia da Semana Pedagógica, realizada na Unidade Escolar Urbano Leal, através da Prefeitura, na gestão do prefeito Erivelto de Sá Barros, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O evento marca a abertura do ano letivo de 2022.

Na ocasião foi realizado também o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2021-2024.

No primeiro evento – a Semana Pedagógica – duas palestras foram ministradas pela manhã. A primeira foi conduzida por Simoni Portela que é doutoranda em Educação pela UFPI (Universidade Federal do Piauí). A segunda foi ministrada pelo psicólogo clínico e educacional, Állisson Emanuel. Ambos os palestrantes trataram sobre Programação linguística e macrocompetências emocionais.

Mestra em História do Brasil e doutoranda em Educação, Simoni Portela trabalhou com reflexões baseadas em autores como Paulo Freire, entre outros, destacando inicialmente o âmbito da valorização de professores, habilidades e competências em sala de aula.

Dentre outros pontos abordados, Simoni levantou a reflexão do uso de ferramentas e alternativas tecnológicas como a sala virtual, portfólio virtual, possibilidades interativas de fazer avaliações, e o fator estrutura social – inclusão e exclusão digital.

Álisson em entrevista, destacou que como proposta foram apresentadas ferramentas da psicologia e programação neurolinguísitca, tendo como finalidade fazer com que os professores mantenham recursos para conduzir aulas e as boas relações entre eles dentro das instituições.

Álisson também falou que dentro da metodologia proposta seria trabalhado alguns fatores como crenças, bem como a maneira com se dá a comunicação, tipos de comunicação, alguns mecanismos que podem fazer com que a comunicação entre professores potencialize o processo de ensino-aprendizagem.

Competência consciente, competência inconsciente, incompetência consciente e incompetência inconsciente foram fatores apresentados e sua características.

Publicidade

Ele salientou que quando uma comunicação distorcida pode estar presente nos principais conflitos.

“Vai ter uma perspectiva não só preventiva para que se perceba na prática e evitem alguns erros, mas também direcionamentos para que eles [professores] possam aplicar não só na sala de aula, como também na vida deles como um todo”, frisou.

Retorno das aulas

Em Bocaina, cerca de 534 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino para o primeiro semestre letivo. As aulas terão início no próximo dia 07/03 de forma 100% presencial.

A secretária de Educação, Simone Granjeiro, destacou em entrevista que as palestras ministradas foram de grande importância para motivar os professores e fazer eles entenderem o quão são valiosos para a educação e para o município como um todo.

“Esse evento é o ponto pé inicial para o ano letivo porque aqui estamos marcando como vamos trabalhar nossas expectativas, o que a gente espera, o que desejamos. Nosso maior objetivo é trazer o aluno e fazer com que ele aprenda”, pontuou.

Simone frisou que seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid, quanto ao distanciamento, uso de álcool em gel, e distanciamento.

Publicidade

“Fizemos uma limpeza geral nas escolas. Dedetizamos, desinfetamos para que possamos receber nossos alunos. Estamos mantendo os mesmos cuidados”, completou destacando a vacinação de alunos e professores e o apoio que o prefeito Erivelto sempre dá para a educação.

Representando o prefeito no evento, quem esteve presente foi a ex-secretária de Educação do município, advogada Fátima Sá, que falou sobre as expectativas com o retorno das aulas e destacou a conquista da classe – professores – com a concessão do reajuste salarial em 33,24%.

“As expectativas são boas com a volta às aulas, 100% presencial obedecendo as normas com distanciamento, máscara, álcool gel. Iniciamos a Semana Pedagógica muito feliz porque com o aumento do piso salarial a nível de estado devido ao número de funcionários que temos. Dr. Erivelto passou 15 dias analisando como pagar e graças a Deus deu certo”, disse.

Fátima Sá que é advogada e mãe do prefeito anunciou que nos próximos dias os professores receberão seus salários reajustados somado com o retroativo do mês de janeiro. “Já estamos iniciando muito bem porque Dr. Erivelto prioriza a educação, pois além dele ser médico também é professor da UFPI, é filho de Bocaina, tem amor a Bocaina e por isso tem dado valor necessário à educação”.

A rede municipal de ensino de Bocaina é composta pelas unidades escolares: Maria Vitoria (Cajueiro), Mariano da Rocha (Agrovila), Espedito Cipriano (Varjota), Teotonho Marques (Morrinhos), Simão da Rocha (Batedor), Zezé Leal (Sede), Nicolau Borges (Malhada) e Urbano Leal (Sede).

A programação da Semana Pedagógica prosseguiu durante a tarde com a formação com merendeiras e auxiliares de merendeiras, ministrada pela nutricionista Gabriela Alencar. Nesta sexta-feira (04), haverá reunião com gestores escolares, às 08h, na sede da Secretaria de Educação.

No sábado (05) acontece o planejamento pedagógico com professores, diretores e coordenadores que devem se reunir em suas respectivas escolas. Para os docentes que trabalham na zona rural, o encontro será na biblioteca da Secretaria.

Publicidade

1º Fórum do Selo UNICEF 2021/2024

Na ocasião da Semana Pedagógica foi realizado o 1º Fórum Comunitário do Selo UNCEF – edição 2021/2024.

A apresentação do Selo Unicef ficou a cargo da assistente social, Luana Gondin, mobilizadora do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

O NUCA é um grupo compostos por adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. Na oportunidade foram apresentados parte dos adolescente que integram o núcleo.

Nesta edição, sete indicadores devem ser pontuados ao longo do período que são: crianças de 1 ano vacinadas com a tríplice viral (D2), e Treta Viral (PNI\MS); alunos da rede pública de ensino fundamental que abandonaram a escola; escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento; adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio; nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos; registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA; e de famílias cadastradas no Cad Único em acompanhamento pelo PAIF.

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Bocaina é formada pelo prefeito Erivelto Barros representando a Prefeitura Municipal; pela articuladora, Ligia Barros; a mobilizadora do Nuca, Luana Gondin; o mobilizador da Secretaria de Saúde, Edilberto Dantas, Betim; a mobilizadora da Secretaria de Educação, Simone Granjeiro; a mobilizadora da Secretaria de Assistência Social, Antônia Leal; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Carolina Luz; e o Conselho Tutelar.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS