Connect with us

DESTAQUES

Associação de Municípios do Vale do Guaribas é criada e prefeitos discutem manutenção dos lixões e estratégias para tratamento de resíduos sólidos

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 19 de dezembro, prefeitos da região de Picos se reuniram no Auditório do Picos Hotel para discutir a manutenção dos lixões municipais e adequação à política nacional de resíduos sólidos (PNRS).

Além disso, o momento também oficializou a criação da Associação dos Municípios do Vale do Guaribas (AMVG) e elegeu a diretoria da instituição para um mandato de um ano. Na ocasião, o prefeito Admaelton Bezerra, de São José do Piauí, foi eleito presidente; a prefeita Maria José, de Santana do Piauí, foi eleita vice-presidente; e o prefeito Naerton Moura, de Sussuapara, foi eleito secretário geral.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da APPM, Toninho de Caridade; o presidente da AMVG e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra; o promotor Paulo Maurício; o advogado Tiago Saunders; os prefeitos Djalma Policarpo (Monsenhor Hipólito), Miguel Rodrigues (Itainópolis), Barroso Neto (Santa Cruz), Dr. Luís José (Francisco Santos), Kelsimar Abreu (São Luís), Naerton Moura (Sussuapara), Erculano Carvalho (Geminiano), Elson Silva (São João da Canabrava), Maria José (Santana), Renata Belo (Dom Expedito Lopes) e representantes de outros municípios da região.

O presidente da APPM e prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade, comentou sobre a temática discutida na reunião e falou que os municípios precisam estarem unidos para cumprimento do marco legal.

“A gente discutiu as questões dos lixões, é um tema bastante discutido, temos um marco legal para ser cumprido, pois se trata de um problema nacional, não é só do Piauí, mas de todo o Brasil. Precisamos nos unir entre territórios e é o que os municípios fizeram aqui hoje”, frisou.

O presidente da Associação de Municípios do Vale do Guaribas e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, comentou sobre a criação da associação e destacou que vai trabalhar em busca de melhores condições para os municípios.

“Nossa região estava sem nenhuma representação, e então, criamos a Associação dos Municípios do Vale do Guaribas e colocamos o nosso nome à disposição. Hoje formalizamos, apresentamos o estatuto e tomamos posse, e vamos lutar junto com os municípios para que cada um deles tenham uma melhor condição de representação a nível estadual e federal”, afirmou.

Admaelton Bezerra ainda comentou sobre a primeira pauta debatida pela associação. “A gente vai criar um consórcio dos municípios do Vale do Guaribas, onde vamos assinar um contrato de intenção com uma empresa para fazer a análise do solo e ver a viabilidade de a gente fazer o tratamento e o acompanhamento do lixão para o aterro sanitário da empresa que se apresentou hoje com seu plano de trabalho. Primeiro, a gente vai assinar o termo de intenção para poder viabilizar o estudo do solo, as autorizações do meio ambiente e, em seguida, a gente vai fazer uma nova reunião para tratar sobre valores e como será feito o manejo desses resíduos”, assegurou.

O evento foi promovido pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Associação de Municípios do Vale do Guaribas (AMVG).

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS