Connect with us

GERAL

Mãe mobiliza vizinhos em quarentena e menina de 5 anos ganha ‘parabéns’ das janelas de condomínio no Piauí

Publicado

em

O isolamento social imposto para combater a disseminação do coronavírus não conseguiu impedir que a pequena Alice tivesse uma festa de aniversário inesquecível. Da janela do seu apartamento, na Zona Leste de Teresina, ela conseguiu reunir todos os vizinhos para comemorar seus cinco anos, completados nessa quarta-feira (25).

A mãe da Alice, Aline Nunes, contou ao G1 que estava preocupada com a chegada do aniversário da filha em meio à pandemia. “No mesmo dia ela havia ficado bem triste quando conversou por vídeochamada com a avó, que disse que não poderia vir aqui para o aniversário dela. Então eu mobilizei os vizinhos, e fiz essa festa surpresa”, disse.

Alice comemora aniversário junto com vizinhos da janela de apartamento de Teresina — Foto: Aline Cunha/ Arquivo Pessoal

Alice comemora aniversário junto com vizinhos da janela de apartamento de Teresina — Foto: Aline Cunha/ Arquivo Pessoal

Durante a tarde, mãe e filha, que estão há sete dias seguidos sem sair do apartamento, fizeram juntas o bolo e os docinhos para a festa. As duas têm ficado em casa e apenas o pai, Daniel Cunha, sai de casa para trabalhar.

“Quando chegou a noite, eu chamei ela para a área de serviço do apartamento, porque é o único espaço onde as janelas dos vizinhos se encontram, e cantamos ‘parabéns pra você’. Ela adorou, disse que foi o melhor aniversário da vida dela”, relatou a mãe.

Mãe e filha fizeram bolos, docinhos e decoração de aniversário durante a isolamento social em Teresina — Foto: Alice Cunha/ Arquivo pessoal

Publicidade

Crianças em isolamento

Aline conta que tem buscado ocupar a filha durante o isolamento social causado pelo coronavírus. Fechadas há sete dias no apartamento, mãe e filha têm encontrado um tempo juntos que antes seria impossível. “Estamos nos distraindo com pintura, jogos, filmes, fiz até uma amarelinha com fita adesiva no chão e ela amou”, contou.

Mãe conta que tem passado mais tempo com a filha por conta do isolamento social imposto pelo combate ao coronavírus em Teresina — Foto: Aline Nunes/ Arquivo pessoal

Mãe conta que tem passado mais tempo com a filha por conta do isolamento social imposto pelo combate ao coronavírus em Teresina — Foto: Aline Nunes/ Arquivo pessoal

O isolamento tem sido ainda uma oportunidade para a mãe educar a filha quanto aos cuidados pessoais e com a casa. “Quando tenho que fazer as coisas de casa ela logo se prontifica para me ajudar, e eu deixo ela fazer o que consegue, como arrumar os brinquedos e o quarto dela, colocar roupa suja no cesto, colocar e retirar a mesa… Assim a gente vai aproveitando cada momentos juntas e se ajudando”, disse.

“Acredito que em primeiro lugar precisamos cuidar da gente. Ficar bem para poder cuidar dos outros. A criança acaba sentindo o que a gente sente, então, temos que passar o melhor desse momento para ela. Quando tudo parece fechado, é exatamente o momento de encontrar outras formas de abrir…abrir a mente, o coração, abrir o espírito para uma percepção maior de empatia”, declarou Aline

Entretanto, a mãe relata que há momentos que são difíceis para a menina. “As crianças sentem mais que a gente. Nós adultos entendemos o que está acontecendo, mas ela não, mesmo gente explicando bem. Então ela passa a maior parte dos dias tranquila, mas quando chega a noite está estressada, as vezes chora.” relatou.

Aline disse ainda que as vídeo-chamadas pelo celular têm ajudado a combater a sensação de isolamento na menina. “Ela fala com a avó, com os tios, e até com os amiguinhos aqui mesmo do condomínio”, disse.

Publicidade

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS