Alagoinha do Piauí
Ações do Setembro Amarelo buscam saúde mental e valorização da vida em Alagoinnha

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, trabalhou nos últimos dias ações alusivas à campanha Setembro Amarelo.
Para o prefeito Jorismar Rocha, as ações da campanha são de grande importância e devem ser sempre evidenciadas.
“Cuidar da saúde mental é uma necessidade que temos, todos nós seres humanos. Hoje vivemos em um mundo onde a informação chega de forma muito rápida com vários conteúdos, seja eles bons e ruins. Portanto se faz necessário adotarmos esse cuidado”, destacou.
A secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes, a Lourdinha, parabenizou os profissionais e destacou a importância da campanha e dos cuidados ao longo do ano.
“São ações muito importantes e necessárias para nosso dia a dia não só no mês de setembro, mas ao longo do ano. Parabenizo a todos que aceitaram o convite e aos profissionais que mostraram empenho no desenvolvimento e conclusão das atividades voltadas para os cuidados da nossa sociedade”, parabenizou a secretária.
Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foi realizada na tarde desta quarta-feira, 27 de setembro, uma roda de conversa com o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito da prevenção ao suicídio e dar maior visibilidade sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
O evento aconteceu no auditório do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e foi destinado para os integrantes do grupo Semeando o Futuro (12 a 17 anos), além da visita de alguns adolescentes. A abertura e boas-vindas ficou a cargo da orientadora social, Brícia Enata.


A assistente social, Ângela Bezerra, trabalhou a dinâmica intitulada “Quem sou eu” objetivando com que os participantes fizessem uma reflexão sobre a vida.
Na oportunidade, o psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Francisco Anderson, ministrou uma roda de conversa acerca do autocuidado e da valorização da vida.
“O nosso objetivo foi conscientizar os adolescentes sobre a valorização da vida, a importância do autocuidado, autoconfiança, amor próprio, mas principalmente a importância da gente fazer a diferença na vida do outro, para que a gente possa cada vez mais diminuir os índices de suicídio.
O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, e nós acreditamos que ações como essa contribuem para entendermos que existe a nossa necessidade, mas também existe a necessidade do outro, e nós devemos contribuir de forma positiva na vida do outro”, pontuou a psicólogo.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Nilda Sá, destacou que foram alcançados com êxito os objetivos da ação e são de suma importância.
Ao final, foi servido lanche para a todos os participantes.
Estiveram presentes no encontro as assistentes sociais Ângela Bezerra e Angerli Sá; a coordenadora do CRAS, Ananias Luzia; as orientadoras sociais, Brica Enata e Ranielly Passos.
Na primeira ação, a do dia 20 de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma tarde repleta de atividades na sede do CRAS. O público-alvo foram idosos que fazem parte do Grupo Feliz Idade, assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos-SCFV.
O objetivo principal do evento, da tarde, foi proporcionar atenção básica à pessoa idosa. A abertura e as boas-vindas foram conduzidas pela assistente social Angerli Sá. Na ocasião ela enfatizou o tema da campanha Setembro Amarelo, que chama atenção para os cuidados com a saúde mental, tendo como objetivo a prevenção ao suicídio e valorização da vida.
O evento tratou sobre a campanha e abordou dinâmicas voltadas para contribuir com o equilíbrio do corpo e da mente. No encontro foi realizada a oficina de mandalas que trabalha o desenvolvimento da mente, a coordenação motora e outras habilidades com a participação da educadora física, Rosiane Carvalho.
A educadora incentivou os idosos a praticarem exercícios físicos, tendo em vista benefícios que vão além do bem-estar físico, mas também ao mental, buscando melhorar as habilidades individuais de cada um e a socialização entre eles.
Rosiane enfatizou sobre qualidade de vida, sendo um exercício primordial para o aumento de energia, disposição, autonomia, capacidade de se movimentar e ter independência para realizar as atividades do dia a dia.
Veja fotos do dia 27 e logo depois do dia 20
Atividades do dia 20
-
Jaicós2 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina6 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’