Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Formandas celebram conclusão do curso Técnico em Enfermagem; veja como foi

Publicado

em

Neste sábado, 21 de outubro, em clima de festa foi realizada a solenidade de conclusão do curso Técnico em Enfermagem, em Francisco Macedo.

O evento aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar e teve início às 19h00. Inicialmente, as formandas tiveram um momento de ensaio fotográfico, para registrar um dos momentos mais importantes de suas vidas, a conclusão do curso.

Em seguida, o professor Neto deu início a cerimônia convidando as autoridades para comporem a mesa de honra, sendo eles: o prefeito Adeílson Carvalho (Novim), a primeira-dama e secretária de Assistência Social Ester Damares, o vice-prefeito Odair Lopes, a coordenadora da turma Sarah Laenny, os enfermeiros e professores Wesley e Iandra, a farmacêutica e professora Agda Érica e a nutricionista Auriléia Paiva.

Após, houve a entrada das concludentes, com seus respectivos padrinhos.

O curso é promovido pelo Instituto Educacional Invictus e teve duração de dois anos com aulas teóricas e práticas, além de estágios.

Na oportunidade, a farmacêutica e professora Agda Érica, esteve representando a Instituição Invictus. Ela deu abertura a solenidade convidando a coordenadora da turma Sarah Laenny para ler o termo de conclusão do curso.

Na sequência, as alunas prestaram o juramento institucional, garantindo o compromisso de exercer a profissão com amor zelo. Em continuidade, foi realizado a entrega dos canudos e recitada uma homenagem pela aluna Francimelly.

Por fim, foi passado um vídeo mostrando a trajetória das alunas durante o período das aulas e estágios.

O evento contou com a participação do cantor Edson Cross, que esteve garantido a animação entre os participantes.

A solenidade teve o apoio de patrocinadores como: o prefeito Novim e o vice-prefeito Odair, os vereadores Domingos, Osailton, Lázaro, Maria, Marciel e Paulo; Dedé, Reginaldo, Apolinário, Mara Rejanne, Isoneide, Fabrícia Daiane, Wesley e Iandra.

Falas

Publicidade

No uso da palavra, o prefeito Novim ressaltou sobre a importância do técnico em enfermagem e desejou sucesso para as profissionais.

“Quero cumprimentar a todos os presentes e dizer as formandas que a profissão de vocês é bonita e muitos não valorizavam a enfermagem, o técnico, acredito que as pessoas vieram saber da importância dessa profissão na pandemia, porque foram os médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que se dedicaram o máximo possível para salvar vidas e ajudar pessoas. Atualmente, a profissão de vocês está no auge valorização, foi criado o piso e eu acho merecedor, espero que vocês tenham oportunidade para exercer a profissão com muito amor, que Deus abençoe a todos e sucesso. Muito obrigado”, afirmou o gestor.

Em entrevista, a farmacêutica e professora Agda Érica destacou sobre a alegria de ver as alunas concluindo o curso e a importância dos profissionais.

“Eu estou muito feliz, essa é uma turma que eu tinha muito carinho, e a gente pôde acompanhar um pouco da trajetória. O curso técnico em enfermagem é um curso que eu costumo dizer que está no início e no final da saúde, é a base e o topo, porque a gente inicia o atendimento com a triagem que é feita por esses profissionais e finaliza o atendimento com aplicação de medicamentos que na nossa realidade é feitas por esses profissionais. Então, é muito gratificante ver as meninas felizes, eu acompanhei o esforço delas, a Instituição é séria e está aqui formando mais uma turma do curso. Esse momento também é gratificante por vermos uma quantidade de profissionais se formando para mais pessoas serem assistidas e melhor tratadas”, enfatizou.

A coordenadora da turma Sarah Laenny expressou o sentimento pela conclusão do curso.

“O sentimento é de gratidão por todos terem confiado a mim essa responsabilidade. Desde o início eu tinha o interesse de formar a turma e de fazer o curso, por esse motivo eu fiquei mais focada em trazer a turma para cá e graças a Deus conseguimos concluir. Então, é gratificante esse momento para nós por ver que é mais um passo dado pelas alunas”, frisou a coordenadora.

A aluna Valdenicy Almeida relatou o sentimento de gratidão a Deus e a família por alcançar o tão sonhado diploma.

“Primeiramente eu quero agradecer a Deus e a minha família por tudo que eles fizeram. São momentos que vivemos e que marcam, porque é algo que a gente sonha muito. Eu, particularmente sonhava muito em alcançar esse objetivo desde os meus 9 anos e comecei a lutar, mas se não fosse a minha família, amigos e todos que me ajudaram até aqui, certamente eu não teria conseguido conquistar. Esse diploma é para minha família e para que Deus me use para ajudar outras pessoas que passarem pela minha vida. Só tenho que agradecer a Deus e a todos. Para finalizar quero deixar uma parte do poema do Bráulio Bessa que diz assim:

Sendo eu, um aprendiz
A vida já me ensinou que besta
É quem vive triste
Lembrando o que faltou

Publicidade

Magoando a cicatriz
E esquece de ser feliz
Por tudo que conquistou

Afinal, nem toda lágrima é dor
Nem toda graça é sorriso
Nem toda curva da vida
Tem uma placa de aviso
E nem sempre o que você perde
É de fato um prejuízo

O meu ou o seu caminho
Não são muito diferentes
Tem espinho, pedra, buraco
Pra mode atrasar a gente

Mas não desanime por nada
Pois até uma topada
Empurra você pra frente, muito obrigada”, concluiu.

A aluna Sara esteve contribuindo para a realização do evento. Ela comenta sobre a trajetória das estudantes e agradece a todos os colaboradores.

Publicidade

“Durante esses dois anos enfrentamos dificuldades, mas foi um tempo onde nos tornamos uma família e foi fundamental para chegarmos até aqui. Tivemos que nos ausentar de nossa família em muitos momentos, mas era necessário para alcançarmos nosso objetivo. Nesse momento quero agradecer a todos que contribuíram para a realização desse sonho e as minhas colegas por confiarem em mim para organizar esse evento”, finalizou.

Mais fotos;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS