Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Prefeitura realiza caminhada alusiva ao Setembro Amarelo

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, a Prefeitura de Francisco Macedo em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência  Social realizou uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo.

O objetivo da caminhada era mobilizar a população para abraçar a causa bem como sensibilizar e chamar atenção para a campanha visando a  valorização da vida.

A caminhada teve início em frente à Secretaria de Assistência Social percorreu as ruas da cidade e terminou no local de início. Na ocasião estiveram presentes representantes e funcionários da Prefeitura e das secretarias, do Conselho Tutelar do município e alunos da escola Joaquim Antão de Carvalho.

Representando o prefeito, o advogado Murilo José de Alencar falou sobre a importância de abraçar a causa do Setembro Amarelo e incentivou a população presente a procurar ajuda independente da idade ou dificuldade.

“Celebrar o Setembro Amarelo é celebrar a vida e a luta por ela. Esta campanha muitas vezes pode até ser minimizada a sua importância, mas na verdade ela é importante porque o silencio muitas vezes é o maior inimigo oculto do suicídio e ele pode está em nossos lares e dos nossos familiares. Qualquer pessoa independente da sua instrução social e da sua posição na sociedade, se ela é jovem ou idoso não importa a idade temos que entender que essa doença pode atingir a qualquer um. O primeiro passo é a gente se abrir, conversar, procurar um amigo e abrir o coração, essa doença pode ser driblada com o apoio de todos os familiares, amigos e profissionais, por isso, é tão importante essa conscientização para que todos entendam que precisamos celebrar a vida e compartilhar as dores, e esse é o grande passo. Vamos celebrar a vida, vamos conversar e vamos ajudar o próximo”, disse.

Publicidade

A psicóloga do CRAS, Leyse Barroso em sua fala ressaltou o objetivo que a campanha pela valorização da vida tem para as pessoas e alertou que devemos cuidar do corpo e da mente.

“É uma campanha de suma importância temos índices altíssimos de casos de suicídio não só no Brasil, mas no mundo todo. Vamos nos alertar e parar de nos preocupar somente com a saúde física e nos preocupar também com a saúde mental, pois a nossa mente comanda o nosso corpo e temos que está sempre nos cuidando e nos protegendo sempre é a melhor solução”, disse.

Leyse Barroso atende nas segundas e terças pela manhã e a tarde no CRAS e ainda em discurso se disponibilizou a ajudar as pessoas que estão passando por problemas. Além de conscientizar a população a quebrar tabus em relação aos profissionais e médicos psicólogos e psiquiatras.

“Vamos procurar os nossos familiares, amigos íntimos, colegas de trabalho para desabafar e dizer o que está sentindo. Devemos quebrar os estigmas e procurar acompanhamento com os psicólogos e psiquiatras para falarmos das angustias e fragilidades em um ambiente neutro com sigilo e responsabilidade. O psiquiatra é um médico como qualquer outro e devemos procura-lo ao sentirmos sintomas depressivos, ansiedade, transtornos, bipolaridade, esquizofrenia, problemas familiares, financeiros, relacionados a relacionamento, entre outros. As pessoas indicam sinais como tristeza, isolamento, falam menos e vamos observar e orienta-las a procurar ajuda”, disse.

A secretária de Assistência Social e também primeira dama Ivonete Alencar, ressaltou sobre a importância da comunicação entre as pessoas e que devemos ter a capacidade de tentar compreender os sentimentos e observar as emoções dos outros e tentar ajuda-las sem julga-las.

Publicidade

“A comunicação entre as pessoas, saber ouvir e identificar os problemas que as afligem sem julga-las é um passo relevante para encontrar soluções. Vamos juntos valorizar a vida, ajudar ao próximo e abraçar a causa!”, ressaltou.

Milena de Alencar Carvalho representante da Saúde explicou como podemos ajudar uma pessoa somente ouvindo-a e incentivando-a a buscar ajuda além de deixar claro que a Secretaria de Saúde está aberta para atender toda a população.

“Temos dois ouvidos e uma boca e isso significa que devemos ouvir mais e falar menos, ou seja, julgar menos. Vamos ouvir e prestar atenção nos nossos amigos que estão passando por isso para não chegar à tragédia. Quero dizer também que a Saúde está de portas abertas para qualquer pessoa que estejam passando por problemas e pela depressão. Temos profissionais qualificados e o SUS com vagas para psicólogos e psiquiatras para atendê-los, não fiquem em silencio e vamos buscar uma solução. O suicídio não é a solução, ele apenas tira a sua vida, uma vida que é bela e tem que ser vivida e compartilhada com os que o amam”, explica.

O coordenador do Conselho Tutelar, Edvaldo Manoel que também participou da caminhada relatou a importância de momentos como estes e que sempre devemos compartilhar as emoções.

“Defendemos e abraçamos essa causa de grande importância e realizamos trabalhos referentes a ela. Estamos aqui para fazer esse trabalho de prevenção e vamos compartilhar com vocês e incentivá-los a desabafar e colocar os sentimentos de angustia e tristeza para fora para elas não se aprofundarem e chegar a uma depressão. Nós podemos apender, dividir as nossas alegrias e tristezas e principalmente ouvir e ajudar ao próximo”, disse.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS