Connect with us

Fronteiras

Prefeito de Fronteiras participa de ação mobilizadora sobre o Autismo no Ceará

Publicado

em

Neste domingo, 02 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro, a secretária de Educação, Zildenia Ribeiro e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Eudiná Ribeiro, estiveram na cidade de Campos Sales, Ceará, participando de uma caminhada alusiva à data.

Organizada pela Associação dos Pais e Amigos Amigos de Autistas de Campos Sales (APAACS), a caminhada teve como objetivo, conscientizar e mobilizar a população para que compreendam, ajudem e aceitem todos aqueles que estão incluídos no espectro do autismo.

Eudes Ribeiro destacou que gostou de participar do evento, já que, a pauta do Autismo deve ser posta em debate sempre.

“Foi uma honra e uma alegria participar da caminhada em Campo Sales porque a gente se sente parte de um debate e uma luta que é muito importante, as pessoas que possuem Autismo possuem suas particularidades, mas nem por isso devem ser excluídas ou desrespeitadas, pelo contrário, precisamos cada vez mais discutir políticas voltadas para eles sempre, não só hoje que é o dia oficial de conscientização “, afirmou o prefeito.

Já Zildênia Ribeiro, mencionou a importância da educação no que diz, respeito ao Autismo.

“Como secretária municipal de Educação, vejo que a escola é parte fundamental na inclusão dos Autistas, então, precisamos disponibilizar profissionais e salas de aula adaptadas pata receber as crianças que possuem esse transtorno, eles têm plena capacidade de aprender e conviver no ambiente escolar, só precisam estar incluídos de maneira adequada”.

Publicidade

A caminhada contou com a participação de pais com seus filhos autistas, vereadores de Campos Sales e Potengi, profissionais da saúde, professores e apoiadores da causa. De Fronteiras, também marcaram presença, membros do núcleo gestor do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho e o presidente do Conselho Tutelar, Stallone Luz.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS