Connect with us

Jaicós

Secretaria de Educação de Jaicós abre ano letivo com Semana Pedagógica

Publicado

em

O ano letivo de 2021 foi aberto no município de Jaicós. O início das atividades educacionais está sendo marcado pela realização da Semana Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação.

A semana pedagógica, tem o objetivo de promover a formação continuada dos profissionais da educação com discussões pautadas em temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os profissionais da educação para o planejamento do semestre letivo.

O evento pedagógico teve início nesta terça-feira (23), e segue até esta quinta (25), sendo realizado seguindo normas higienicosanitárias de prevenção ao coronavírus. Além da disponibilização de álcool e uso obrigatório de máscara, também está sendo adotado o distanciamento necessário.

Devido a pandemia, este ano o evento não conta com palestras, estando sendo realizado apenas o planejamento das atividades, com os professores separados por escolas. Ontem, foi realizado o planejamento com professores das localidades Gameleira, Santana I e Croazal, na escola Líria Maria e com os educadores da Escola Francisco Crisanto, na própria sede.

Já nesta quarta (24), o planejamento segue com os professores das escolas Padre David, Líria Alencar, Manoel Barbosa, Careolano Alves, e das localidades Esquisito, Tanque dos Batistas e Balisa.

Na manhã de hoje, também teve início o I Encontro Pedagógico de 2021 da Educação Infantil, que está acontecendo na sede de cada creche. Tia Lourdinha, Dona Calu e O Bolinha realizam o planejamento hoje, e amanhã acontece o da zona rural, na sede da creche Tia Lourdinha.

Publicidade

O secretário de Educação, Antônio de Pádua, e as coordenadoras Valdevânia Reis, e Luzia Isabel, visitaram as escolas, para fazer uma breve acolhida aos professores.

O secretário de Educação, disse que a semana pedagógica foi preparada adotando todos os cuidados necessários. “Já tínhamos preparado a semana pedagógica de maneira diferenciada, por escola, em virtude da pandemia, e em seguida veio o esse decreto do governador. Então, está tudo de acordo com a lei, estamos fazendo direitinho, sem aglomeração, poucas pessoas dentro da sala de aula e respeitando o distanciamento. Adotamos todo o procedimento legal para que a gente pudesse reunir esses professores”.

Em entrevista, ele explicou também sobre as aulas, informando que o planejamento inicial, era fazer uma experiência com turmas híbridas. “Com relação as nossas aulas, o nosso plano de início era pegar umas turmas como piloto, para trabalhar de experiência, e a partir do 2º semestre colocar as demais. Iriamos trabalhar com 2º, 5º e 9º ano de forma híbrida, com português e matemática presencial e as demais disciplinas remotas, mas agora, pelo menos até 7 de março, vamos adotar aulas remotas para todas as turmas. E depois dessa data vamos ter que aguardar para ver se terão novos decretos”.

Tontonho disse que é mais um ano de desafio, mas que a experiência de 2020 será usada para aperfeiçoar o trabalho neste novo ano letivo. “É mais um ano de desafio, sem dúvida, mas com um diferencial de 2020, porque esse ano a gente já tem a experiência do ano passado, e pode aproveitar o que deu certo e tentar inovar naquilo que não funcionou, modificando para tirar um melhor proveito. E é isso que nas reuniões estamos pedindo aos professores, que apesar das dificuldades, busquemos aperfeiçoar o que já deu certo e no que por algum motivo deixou a desejar, que a gente melhore. O que não podemos é deixar nosso aluno no prejuízo”.

Como uma das estratégias para o desenvolvimento das atividades este ano, a secretaria também vai aplicar uma avaliação, para verificar o rendimento dos alunos em 2020. “Agora no início do ano vai ser aplicada a avalição diagnóstica dos alunos, para saber qual o rendimento deles durante o ano passado. A avaliação vai nos dar um embasamento de como a gente seguir, vendo o que eles aprenderam ou deixaram de aprender no ano de 2020, para a gente tomar nossas medidas e seguirmos de maneira correta, para que nosso aluno não venha a ter prejuízo”.

Para este ano, também terá continuidade no município, o projeto Borboletas, inicialmente no 2º, 5º e 9º ano. “O projeto vai ser desenvolvido inicialmente nessas séries, que são as da avaliação do IDEB, mas os demais anos vão ser trabalhados também com recursos da Secretaria de Educação. Vai ser feito o trabalho da mesma maneira dos anos anteriores, sem prejuízo para ninguém” destacou.

A Gerente Pedagógica do município, Luzia Isabel, informou que além do caderno de atividades, os alunos também receberão os novos livros didáticos.

Publicidade

As aulas remotas da Rede Municipal de Ensino terão início no dia 02 de março. A avaliação diagnóstica também está programada para ser aplicada na primeira semana de março.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS