Connect with us

Santana do Piauí

Exames de mamografia e citopatologia gratuitos, são ofertados para mulheres em Santana do Piauí

Publicado

em

Duzentos e dezesseis mulheres têm a oportunidade de fazer exames de mamografia totalmente grauitos através da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Santana do Piauí, na gestão da prefeita Maria José.

A Carreta da Mamografia como é intitulada a ação de detecção precoce do câncer através de exames de prevenção por unidade móvel, chegou ao município nesta segunda-feira, dia 24, e permanecerá até o próximo dia 26, na Unidade de Saúde Isaac Borges. Além dos exames de mamografia, em mulheres de 50 e 69 anos, o público-alvo pode optar pelo exame de citopatologia.

Para a prefeita Maria José a ação é de grande importância e beneficia a população com exames de prevenção de câncer de mama e também do colo de útero.

“Estamos prontos com a logísitica solicitada atendendo nossa população de mulheres que necessitam fazer prevenção. O município aproveitou esse ensejo com o secretário Layrton e toda equipe. As mulheres que fazem mamografia, caso elas desejem, podem fazer a prevenção do colo de útero com nossa equipe. Com essa iniciativa favorecemos a prevenção da saúde da nossa população”, destacou Maria José.

Secretário de Saúde Layrton Carvalho e a prefeita Maria José

De acordo com o secretário de Saúde, Layrton Carvalho, os atendimentos ocorrem durante manhã e tarde por meio do mapeamento de dois agentes comunitários de saúde por turno juntamente com a equipe de profissionais.

Secretário de Saúde, Layrton Carvalho

O primeiro dia – nesta segunda – foi destinado para mulheres residentes na sede do município. Já na terça e quarta-feira, os exames e atendimentos são para pacientes que residem na zona rural.

Maritânia Rocha esteve na unidade de saúde e destacou a ação como muito boa.

A primeira da esquerda para direita, sentada, Maritânia Rocha aguarda chamado de senha para atendimento

Mamografia e citopatológico

A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas. Possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas. Estima-se que de 1 a cada 10 mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida.

Já o exame citopatológico de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o método de rastreamento do câncer do colo do útero, indicado para a população alvo de 25 a 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais. Essas recomendações visam garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS