Connect with us

Sem categoria

Sindicato denuncia Seduc por falta de professores nas escolas do Piauí

Publicado

em

[ad#336×280]O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI) encaminhou nesta sexta-feira (15) um ofício ao Ministério Público Estadual, solicitando uma investigação minuciosa na Secretaria de Educação do Estado (Seduc). De acordo com a entidade, várias irregularidades vêm prejudicando o andamento do ano letivo nas escolas públicas do estado, entre elas a falta de professores, que ocasiona um déficit de quase dois mil profissionais.

O documento assinado pela presidente do Sinte-PI, Odeni Silva, faz uma série de denúncias contra a Secretaria de Educação. Para o sindicato, além da falta de docentes nas salas de aulas, vários professores que poderiam sanar em parte esse problema, estão em desvio de função servindo a outros órgãos.

Presidente do Sinte discursa para a categoria durante protesto (Foto: Gustavo Almeida/G1)
Presidente do Sinte falou sobre denúncias contra
a Seduc (Foto: Gustavo Almeida/G1)

No ofício o sindicato cita o caso da Unidade Escolar Professor João Soares da Silva, no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina onde a diretora  liberou os alunos por falta de professores. Em Picos, os docentes, alunos e os pais chegaram a fazer uma manifestação exigindo a contratação de mais profissionais.

Odeni Silva destaca que ano passado a Seduc fez um concurso para professor e convocou apenas 635 aprovados, preenchendo o restante das vagas com os substitutos. “A situação é caótica, há um total desrespeito com a educação pública estadual, há milhares de alunos sem aula por falta de professores”, pontuou Odeni Silva.

Outro problema apontado no documento é a falta de estrutura. No estado muitas escolas ainda estão fechadas e sem previsão para a reabertura, como são os casos do Liceu Piauiense e o Colégio Helvidio Nunes.

No final do ofício, o Sinte-PI pede que seja averiguando a lotação de todos os servidores efetivos (magistério e administrativos) nas escolas e no caso dos professores especifique a disciplina, carga horária, função e jornada de trabalho do servidor administrativo. Com relação aos temporários, que a Seduc liste os nomes dos contratados, lotação, disciplina ministrada e o nome do professor efetivo que está substituindo.

Publicidade

Nota
A Secretaria de Educação do Piauí informou que todos as convocações para fechar a lotação de professores nas escolas de Teresina e interior do estado. De acordo com o órgão, mais de 300 professores foram chamados na segunda-feira (11).

A Seduc denunciou estar enfrentando problema com vários professores, que estão faltando ao trabalho e avisou cortar os pontos dos faltosos. Sobre a conclusão das obras nas escolas, a Secretaria destacou entregar todas dentro do prazo.

 

G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS