Connect with us

GERAL

Confira dicas de como perder o medo de falar nas redes sociais

Publicado

em

Insegurança, ansiedade e vergonha são os sentimentos mais comuns de quem tem medo de falar em público. De acordo com um estudo realizado com mais de três mil ingleses e publicado pelo jornal britânico Sunday Times, em 2015, o medo de falar em público é o mais temido pelo ser humano.

Nos dias atuais o conceito de medo de falar em público foi ampliado e agora contempla também os meios digitais. Hoje em dia as pessoas têm medo de falar em lives, stories e vídeos para redes sociais, o que pode atrapalhar a comunicação que é tão importante no presente contexto.

Assim, o podcast “Comunicação para Negócios”, produzido pela empresa Vera Cruz Comunicação, abordou sobre esse medo que as pessoas, em especial os empresários, têm de falar nas redes sociais. Os convidados para tratar do assunto foram Odilon Medeiros e Werson Kaval.

Odilon Medeiros é mestre em Gestão de Pessoa, consultor corporativo na área de recursos humanos, palestrante, escritor, professor universitário e escreve para vários jornais e colunas assinadas. Já Werson Kaval é economista, consultor de empreendedorismo, especialista em modelagem e gestão de pequenos negócios e professor de pós-graduação.

Segundo Odilon Medeiros, a comunicação é imprescindível no ambiente corporativo. “A comunicação é importante em qualquer segmento, em qualquer momento, na empresa não é diferente. Como é que um líder terá o resultado que ele quer se não souber se comunicar, se não souber transferir, solicitar essas informações para sua equipe?”, ressalta.

Publicidade

Umas das atitudes para não ter medo de falar publicamente nas redes sociais é vencer a timidez. Para Odilon, o medo de falar em público é natural do ser humano, porém não deve limitar ou atrapalhar suas atividades.

“Esse medo é inerente do ser humano, todos nós temos. Essa incerteza gera um certo incômodoo que acontece é que eu não posso deixar essa timidez, esse meu medo de falar em público controlar minha vida, me limitar. Eu tenho que aprender a transformar isso com energia positiva, algo que vai me incentivar e colocar pra frente para que eu possa apresentar o meu trabalho da maneira que deve ser feito”, destaca.

Para Werson Kaval, o ser humano tem medo de falhar e não de falar em público, por isso deve treinar até se sentir seguro para enfrentar esse medo. “As pessoa sempre ficam preocupadas com as falhas, mas se for falar de um assunto que gosta, sente segurança e não vai ter problema. O medo é bom, você só tem que aprender a controlar ele. No medo você só tem duas opções: enfrentar ou correr.  Se correr, vai perder todos os seus objetivos que tem pela frente. O natural é que você treine para enfrentar o medo”, esclarece.

Devido as novas necessidades de comunicação durante a pandemia, a população tem buscado superar o medo de falar em público. De acordo com Odilon, com a pandemia as pessoas estão menos tímidas e isso se percebe no grande número de lives sendo realizadas nas redes sociais.

“Hoje eu percebo que há uma mudança no comportamento. Antes da pandemia surgir as pessoas eram muito mais medrosas e mais tímidas, não queriam se comunicar com tanta facilidade. Todos os dias você vê milhares de lives, e de onde surgiram essas pessoas? Eu creio que esse processo digital facilitou bastante”, enfatiza.

Publicidade

Para se obter uma boa apresentação pessoal e profissional nas redes sociais, Werson Kaval explica que o indivíduo deve ter autenticidade. “Você precisa ser a mesma pessoa no online e offline, ser muito claro com as ideias e propósitos pois isso irá criar uma reputação em relação a você”, explica.

Ouça o podcast completo:

Por Tainara Sousa

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS