Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém promove IV Conferência e discute sobre ‘Inclusão, equidade e qualidade’

Publicado

em

 “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. Esse é o tema da IV Conferência Municipal de Educação de Belém do Piauí, realizada nesta segunda-feira, 06 de dezembro.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Fórum Municipal de Educação, aconteceu no auditório da escola Monte Sinai e reuniu autoridades do Poder Legislativo e Executivo, o secretariado municipal, profissionais de educação, pais, alunos, representantes de entidades e a sociedade civil.

Fase preparatória para a Conferência Nacional de Educação (Conae), a conferência municipal é realizada a cada quatro anos no município, precedida pelas etapas regional e estadual. A etapa municipal, tem caráter mobilizador e deliberativo com propósito de apresentar documento final que avalie a situação do cumprimento das metas intermediárias do Plano Estadual de Educação (PEE).

A Conferência de Educação de Belém do Piauí tem como objetivo geral mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano de Educação, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados.

Na solenidade de abertura, houve a execução do Hino Municipal, conduzido pelas alunas da escola José de Moura Leal, Bianca Carvalho e Adla Mel Carvalho acompanhado  ao violão pelo professor Jailson Araújo.

Destaque para apresentação cultural feita pelos alunos da escola Monte Sinai, Fredy, Larisssa, Maysa, Daniel, Siméia, Maria Luiza, Caio e Emylly Vitória, que encenaram sobre a inclusão, através da música ‘vencendo limites’.  

Iniciando os pronunciamentos, o professor Francisco Antônio de Carvalho, enfatizou sobre a importância da conferência na melhoria da educação.

“Nossa IV Conferência  dentro de sua temática trata sobre a inclusão, e dizer que  nosso município tem procurado fazer sua parte em relação a inclusão social,  tem dado todo apoio nesse sentido, mas sabemos que mesmo assim,  não é uma tarefa fácil e algumas lacunas ainda existem, mas estamos aqui justamente para isso, para  propor, debater sobre  nosso PME – Plano Municipal de Educação de 2015, com vigência até  2025, e avaliar sobre o que conseguimos avançar e que desafios precisamos superar, para seguirmos rumo ao crescimento, com uma maior qualidade da educação”, disse.

Ele destacou o trabalho desenvolvido pela gestão em prol da educação. “Somos um município de pequeno porte e o apoio que o gestor tem nos proporcionado com relação a educação é muito importante para o seu andamento e desenvolvimento. Temos escolas estruturadas, profissionais preparados, então não podemos parar e esse é um momento necessário para a nossa educação onde vamos traças estratégias, para assim conseguirmos sim preencher as lacunas que ainda existem”, concluiu.  

A coordenadora da conferência, Ana Célia Leal, disse que acima de tudo, a conferência é um momento de construção e de conhecimento.

 “É com grande alegria que chegamos a IV Conferência de Educação de Belém do Piauí, que se encontra na etapa preparatória para a quarta CONAE. E mais que um cumprimento de protocolo obrigatório, onde os municípios, estados e união precisam estabelecerem suas propostas e diretrizes para a educação, esse é um momento de construção e de conhecimento. Para que esse encontro pudesse acontecer, os representantes de vários seguimentos sociais, vem discutir e propor ações para garantir o direito dos alunos à educação, e ainda mais, à aprendizagem eficiente”, destacou ela que externou seus agradecimentos a todos os presentes pela colaboração e apoio.

Publicidade

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, abriu oficialmente a conferência.  “Quero dizer que é um dia marcante para a educação de Belém do Piauí, porque estamos realizando a IV Conferência, onde iremos debater políticas públicas educacionais de forma democrática e participativa para atingir as nossas metas. Então quero parabenizar e agradecer ao nosso prefeito por estar sempre nos apoiando para que a educação melhore a cada dia, gratidão pelo empenho de todos os nossos colaboradores”.

Segundo o prefeito, Ademar Carvalho, a conferência tem como propósito discutir, avaliar e monitorar o plano municipal de educação que foi construído em 2015 com planejamento até 2025. “Esse é o momento de rever as metas que foram colocadas no Plano, reavaliar, propor novas metas visando a melhoria na qualidade da educação”, explicou.

O gestor ainda mencionou sobre o trabalho realizado em prol da educação municipal, com a estruturação de todas das escolas municipais e a capacitação e valorização dos profissionais de educação, o que consequentemente reflete na melhoria dos índices educacionais.

 

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, o conferencista, Antônio Silva, conduziu à palestra “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, e logo após discorreu sobre os eixos temáticos –  O PNE 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas: Uma escola para o futuro; Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação e Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção.  

A conferência teve continuidade com a discursão sobre os eixos temáticos, apresentação e aprovação das metas apresentadas para o PME do município, escolha dos delegados para a Conferência estadual e a entrega de certificados aos participantes.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS