Connect with us

MUNICÍPIOS

“Este movimento é necessário” diz prefeito de Vila Nova em ato contra redução de recursos do governo federal

Publicado

em

O prefeito de Vila Nova do Piauí, Belim Leal, está em Teresina, cumprindo uma agenda política e administrativa, com o objetivo de buscar soluções para a queda das receitas do município. Ele participou da mobilização municipalista chamada “SEM FPM NÃO DÁ!”, promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Mais de 200 prefeitos de todo o estado se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Piauí para discutir as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios. Durante a mobilização, os prefeitos se encontraram com a bancada de deputados estaduais para reivindicar soluções para as constantes quedas nos repasses do FPM.

O prefeito Belim destacou a importância do evento e ressaltou que a situação atual dificulta o desenvolvimento dos municípios.

“Este evento é de extrema importância para os gestores, principalmente do Piauí, devido às constantes quedas nos repasses de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além disso, as emendas parlamentares estão atrasadas e os investimentos necessários para o desenvolvimento do nosso município não estão chegando, essa situação nos deixa em uma posição difícil e fora do nosso controle, portanto, este movimento é apenas o começo, a partir de agora, estaremos lutando diariamente em defesa do nosso município, em parceria com a APPM e com nossa bancada estadual e federal”, disse.

Em prol desta causa, o gestor determinou por meio do Decreto Municipal nº 041/2023 a paralisação dos serviços públicos de Vila Nova do Piauí nesta quarta-feira (30), ficando mantidos apenas os serviços considerados essenciais.

Na ocasião, o presidente da APPM e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, também comentou sobre a mobilização e destacou a preocupação dos gestores municipais com as quedas de receitas.

“É uma mobilização que foi encaminhada a todos os presidentes regionais do Nordeste, há uma sincronização nas ações e das pautas também, e hoje, mais de 200 prefeitos confirmaram participação na mobilização. Os gestores estão aflitos com as constantes quedas de transferências constitucionais para os municípios e isso é muito preocupante, pois ao mesmo tempo que nos preocupamos com a folha de pagamento, com os fornecedores temos que cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, onde não podemos ultrapassar o limite de 54%, mas quando se mantém uma mesma grade administrativa e cai o recurso, automaticamente, a folha irá subir o índice e isso prejudicará a administração municipal”, afirmou.

Após o momento municipalista, Toninho aproveitou para fazer uma avaliação da mobilização e relatou que uma comissão de prefeitos terá a oportunidade de se reunir com o presidente Lula amanhã, 31.

Publicidade

“Essa mobilização é para mostrar para a sociedade, mostrar para o Governo, a situação delicada que os municípios estão passando. Aqui foi lida e apresentada uma carta dos prefeitos piauienses relatando todas as dificuldades para o presidente Lula e amanhã ele irá receber uma comissão de quatro prefeitos para que possamos mostrar as dificuldades que passamos e pedindo a ele um auxílio financeiro para que possa recompor as perdas desses meses com a queda da arrecadação, então é muito importante, pois um Brasil de inclusão se faz com todos os municípios fortes”, enfatizou.

A mobilização é vista como apenas o começo da luta dos prefeitos pelo desenvolvimento de seus municípios. Os gestores solicitam ainda as emendas de Educação, Saúde e Assistência Social, assim irão continuar buscando soluções em parceria com a APPM.

Presenças

Da grande região de Picos, além de Belim Leal, participaram da comitiva, os prefeitos: Dr. Luís José (Francisco Santos); Toninho (Caridade do Piauí); Elvis Ramos (Ipiranga), Dr. Tico (Campo Grande), Dr. Samuel (São Julião); Silas Noronha (Pio IX); Filipe Gonçalves (Caldeirão Grande do Piauí); Corinto Matos (Marcolândia); Zé Wliisses (Simões); Ademar Carvalho (Bélém); Joaquim Neto (Patos do Piauí); Miguel Rodrigues (Itainópolis); Novim (Francisco Macedo); Eudes Ribeiro (Fronteiras); Barroso Neto (Santa Cruz); Márcio Moura (Simplício Mendes); Rivaldo Carvalho (Massapê); Djalma Policarpo (Monsenhor Hipólito); Elbert Holanda (Inhuma); Guilherme Maia (Wall Ferraz); Valdinar Silva (Padre Marcos); Admaelton (São José); Manoel Portela (Aroazes); Raimundo Júlio (Queimada Nova) e Sávio Moura (Lagoa do Sítio).

Além dos prefeitos também participaram do ato, os deputados estaduais Dr. Thales Coelho, Georgiano Neto, Simone Pereira, Severo Neto, Gracinha Mão Santa, Hélio Rodrigues, Dr. Hélio, Evaldo Gomes e Gil Carlos.

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO:

Prefeito Belim adere à mobilização “SEM FPM NÃO DÁ” e paralisa serviços públicos de Vila Nova

Confira fotos do ato municipalista realizado pela APPM contra redução do FPM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS