Connect with us

Jaicós

Jaicós: Professores assistem palestras sobre saúde vocal e postura em sala de aula

Publicado

em

[ad#336×280]A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, promoveu na manhã deste sábado (31/05) no centro de Convivência dos Idosos (CCI), duas palestras que tiveram como tema “Saúde Vocal” e “Postura na Sala de Aula”.

Participaram do evento o secretário municipal de Saúde, Dr. Crisanto Neto, a secretária de Educação, Dalva Feitosa, a coordenadora do NASF, Katiucia Dantas, a vereadora Francisca de Lima, as palestrantes Lorena Ibiapina (fonoaudióloga), Luciélyze Crisanto (fisioterapeuta) e mais 127 professores da rede municipal, estadual e particular de ensino.

Mesa de honra do evento

O secretário municipal de Saúde, Dr. Crisanto Neto abriu o evento falando da importância das duas palestras “Prevenir ou tratar problemas de saúde dos professores é uma estratégia para melhorar o processo ensino aprendizagem”, ressaltou.

Secretério mun. de Saúde- Dr. Crisanto Neto

Publicidade

A coordenadora do NASF, Katiucia Dantas, começou sua fala ressaltando a importância dos professores na formação dos demais profissionais e, mais adiante citou Paulo Freire “Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário”.

Coordenadora do NASF- Katiucia Dantas

A fonoaudióloga Lorena Ibiapiana do NASF, ministrou a palestra “Saúde Vocal” de caráter educativo, com orientações e medidas preventivas que podem melhorar e evitar o desgaste da voz “Sabemos que o professor tem uma rotina sobrecarregada, principalmente quando precisa dar aulas em mais de duas salas ou escolas na semana. Por isso, a proposta é, justamente, auxiliar no cuidado com a voz, um dos principais instrumentos que ele possui”, defende.

Fonouaudióloga- Lorena Ibiapina

Durante a palestra a fonoaudióloga orientou os professores a praticar os exercícios na sua rotina de trabalho durante 10 a 15 minutos duas vezes ao dia, além, é claro, de mudar os hábitos, um dos aspectos imprescindíveis para que o resultado seja efetivo.

Publicidade

“Nós conscientizamos os professores a respeito do aumento da qualidade de vida através do uso adequado da voz, evitando o aparecimento de doenças comuns que causam a alteração vocal”, disse Lorena.

Com o intuito de prevenir problemas de coluna, dores nas costas e outros sintomas a fisioterapeuta Luciélyze Crisanto ministrou a palestra “Postura em Sala de Aula, com importantes reflexões sobre a saúde do corpo e os problemas da inadequada postura do corpo frente aos diversos momentos vivenciados no cotidiano como o posicionamento nas carteiras escolares, uso de mochilas e calçados de salto alto e bico fino, mostrando com ilustrações as formas nocivas mais frequentes e as recomendadas para a saúde.

Para a professora Elizângela Oliveira, as palestras serviram para detectar possíveis problemas. “Achei ótimo. Aprendi a fazer exercícios de aquecimento e respiração”, contou. “Nós precisamos ser avaliados constantemente, para que não cheguemos ao final da carreira com sequelas”, concluiu.

Professora Elizângela Oliveira (blusa verde)

Ascom/SaibaMais

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS