Connect with us

Massapê do Piauí

Massapê do Piauí participa do 3º Ciclo de Capacitação do UNICEF

Publicado

em

A articuladora Joelma Araújo, o mobilizador de adolescentes, Wanderley Coutinho, a secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, e a coordenadora da Educação, Cintia Carvalho, representaram o município de Massapê do Piauí no 3º ciclo de capacitação do Selo Unicef, realizado na última quarta-feira, 21 de novembro, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, em Oeiras.

O evento reuniu cerca de 60 municípios do Centro-Sul piauiense e teve como objetivo a capacitação de representantes da gestão municipal sobre a metodologia e as ferramentas de monitoramento do Selo UNICEF.

As apresentações incluíram iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, formas de reverter a evasão escolar, a gestão da escola e a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil.

A agenda inclui também orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes.

O Selo UNICEF orienta e busca reconhecer os municípios que conseguiram melhorar as condições de vida para crianças e adolescentes durante os quatro anos que o projeto vigora (2017-2020). O projeto está focado no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

Publicidade

A iniciativa está baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS