Connect with us

MUNICÍPIOS

Paróquia é instalada em São José do Piauí e empossa 1° pároco

Publicado

em

O sonho realizado da instalação da Paróquia São José, no município de São José do Piauí, foi um motivo de grande alegria e fortalecimento da fé para os fiéis dos municípios de São José do Piauí e Santana do Piauí.

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 19 de dezembro de 2022, onde foi celebrada a Solene Ação Litúrgica de instalação da Paróquia e posse do seu primeiro pároco, padre José Maírton.

A recém Paróquia foi desmembrada da Paróquia São José Operário, com sede em Picos.

Inicialmente, às 18h30min, o cerimonialisa Victor Leal convidou o coral da igreja de São José do Piauí para entoar um canto, dando as boas-vindas aos fiéis presentes de toda região e das comunidades da cidade de Picos. Em seguida, as comunidades que abrangem a área pastoral dos municípios de Santana do Piauí e São José do Piauí também foram acolhidas.

Logo após, houve o cortejo processional, onde o bispo diocesano Dom Plínio José, que presidiu a cerimônia, o padre José Maírton e demais padres presentes se dirigiram até o altar para realização da missa solene.

Dom Plínio José, deu as boas-vindas a todos e iniciou a cerimônia de instalação da nova Paróquia, posse do novo pároco e dos dois conselhos paroquiais.

O bispo convidou o coordenador do clero da Diocese de Picos, padre Gregório Leal, para ler o decreto de criação da nova Paróquia (Ereção Canônica). Em seguida, deu início a Posse Canônica do primeiro Pároco de São José do Piauí com a leitura da Provisão Canônica. O período à frente da paróquia é de 06 anos, proferida pelo Padre Antônio Mendes.

A seguir, o padre José Maírton vestiu a estola e a casula, que tem à representatividade de servir, cuidar e pastorear o povo de Deus. Os sobrinhos do padre José Maírton conduziram as vestes sacerdotais até o mesmo.

Publicidade

Já em suas vestes, José Maírton antes de iniciar o seu trabalho de pároco, rezou a profissão de fé, conforme determina a disciplina da Igreja. Assinou em três vias: uma para o padre, uma para a paróquia e a terceira via para a Cúria Diocesana. Após isso, houve o ato penitencial o hino de louvor, as orações e as leituras bíblicas.

Em seguida, o novo Padre José Maírton recebeu das mãos do bispo o livro dos Evangelhos, admoestando-lhe com as seguintes palavras: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”.

Durante a celebração, José Maírton fez a renovação das promessas sacerdotais manifestando sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe foi entregue.

Depois, o padre José Maírton recebeu do bispo, as chaves da agora Paróquia São José, representando a missão de de fazer da Igreja uma casa de acolhida, apresentou os lugares de culto e alguns instrumentos dos quais fará uso no seu ministério sacerdotal: apresentou-lhe a cadeira presidencial. Ao abrir a Igreja, visitou a Capela do Santíssimo onde se encontra o sacrário, a Pia Batismal com os Santos Óleos e o Confessionário.

Ao final da missa solene, o mais novo pároco José Maírton, recebeu a oportunidade de proferir suas palavras de alegria.

“Posso dizer que sou muito feliz aqui, ser pároco da Paróquia São José é um sonho que se realiza, e ainda mais, ser o padre de São José do Piauí e de Santana do Piauí. Agora somos a Paróquia São José, uma só alma, um só coração. Viva a igreja de Deus!”, disse em algumas de suas palavras.

O prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, falou sobre a importância da Paróquia.

“Somos reconhecedores e sabedores da importância que ten uma Paróquia com sede eclesiástica, destinada ao bom zelo espiritual dos fiéis, que sobre esse território estão as suas almas, cuidadas por um sacerdote que em plena obediência a sua igreja particular e universal, tem a missão de conduzir este rebanho nos caminhos que nos levam a plena comunhão com a Igreja universal. Aqui nesta noite, queremos agradecer ao governo diocesano, criando a Paróquia São José, que sob os cuidados do nosso pároco José Maírton, torna-se comunidade paroquial ainda mais avivada”, disse o gestor.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José, também deixou suas palavras ao padre José Maírton.

Publicidade

“Eu, como representante executiva do município de Santana do Piauí, trago as expressões contidas no coração e nos sentimentos do povo católico do nosso território, sentimentos esses de estima, gratidão, afeto e muito respeito ao padre José Maírton, hoje nosso pároco, que outrora nosso vigário, prestou com muita sabedoria, humildade, dedicação e amor o seu pastoreio, cuidando se nossas almas, como também do patrimônio sagrado a ele confiado com muita mestria, competência e dedicação. ‘Gratidão’, padre Maírton, essa é a palavra que ecoa na essência mais pura dos teus filhos e filhas da área pastoral São Pedro, que agora em sintonia e comunhão total, fortalece a coluna ainda mais forte desta Paróquia que ora entregue para vossa reverendíssima como representante legal. Queremos oferecer nosso apoio e ajuda. Seja mensageiro das boas-novas, alimentando a nossa fé, na presença viva de Jesus na Eucaristia”, externou a prefeita de Santana do Piauí.

Estiveram presentes também os padres; Pe. Francisco Borges; Pe. Francisco Berto; Pe. Allef; Pe. Régis; Pe. Manoel; Pe. Marcos Vinícius; Pe. Ismael; Pe. Edvaldo; Pe. Paulo Henrique; Pe. Feitosa; Pe. Antônio Cristo; Pe. Jonas; Pe. Cláudio Santana; Pe. Sebastião; Pe. Gregório; Pe. Antônio Mendes; Pe. Francisco de Assis Lima; Pe. Carlos Danilo; Pe. Feliciano; Pe. José Mairton da Silva Sousa; além de presenças legislativas e militares.

Após a cerimônia, foi servido um jantar na quadra poliesportiva para todos os participantes.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS