Connect with us

DESTAQUES

Cultura de Vila Nova promove a 1ª Escuta Pública sobre a Lei Paulo Gustavo

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova, sob a gestão do prefeito Belim, realizou na noite desta quarta-feira (16), a 1ª Escuta Pública de Construção da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento teve como objetivo principal ouvir os artistas locais, esclarecer suas dúvidas, apresentar sugestões e apontamentos, visando garantir a melhor utilização dos recursos destinados pelo Governo Federal.

Estiveram presentes o prefeito Belim, a secretária de Cultura, Cicera Geovania, a secretária de Saúde, Katia Leila, membros do conselho de cultura, artistas locais, além da comunidade em geral.

Durante o evento, o prefeito Belim reforçou o compromisso da gestão com a cultura.

“Agradeço a todos pela presença e gostaria de ressaltar que, neste início de mandato, estamos nos empenhando ao máximo em todas as áreas, especialmente na cultura. Acredito que, pela primeira vez, os artistas iniciantes terão mais oportunidades e quero assegurar que trabalharemos incansavelmente para garantir que os artistas em nosso município tenham acesso pleno a todos os seus direitos”, disse.

A secretária de Cultura, Cicera Geovania, ressaltou a importância da escuta pública e do envolvimento da comunidade na compreensão da Lei Paulo Gustavo.

Publicidade

“A escuta pública é um passo essencial para compreendermos essa lei, que trará muitos benefícios para a nossa cidade e para os artistas da terra, expresso minha gratidão a Fabiana Dias por sua valiosa contribuição na captação de recursos e no aprimoramento dos serviços públicos de cultura,” falou.

Por sua vez, a técnica de política públicas e mediadora cultural, Fabiana Dias expressou sua gratidão pela gestão pública ter abraçado as demandas dos artistas locais.

“Foi um momento extremamente importante e necessário, no qual a secretária de cultura e turismo teve a oportunidade de ouvir e acolher todos os artistas, foram fornecidas informações valiosas sobre os editais de premiações relacionados à Lei Paulo Gustavo, tivemos o privilégio de testemunhar relatos autênticos sobre a importância dessa lei para nossos municípios, esse momento é único na vida dos artistas, que vêm lutando incansavelmente pelo reconhecimento que merecem,” declarou.

Ao final do evento, a secretária de Cultura agradeceu a presença de todos, em especial aos usuários da cultura, e reafirmou o compromisso da gestão e da secretaria em trabalhar incansavelmente para garantir o melhor para todos os artistas e a promoção da cultura no município.

Momentos antecedentes a Escuta

Para abrir a noite, os convidados puderam desfrutar de uma apresentação do cantor local Jailson Leal, que animou a todos com sua música.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como uma homenagem ao falecido artista Paulo Gustavo, cuja morte como consequência da Covid-19 causou comoção nacional. A classe artística e a sociedade se mobilizaram em defesa do setor cultural, que enfrentava uma crise econômica devido à pandemia. Um dos princípios fundamentais dessa lei é o fomento à cultura e às artes.

Publicidade

Neste ano, o sistema TransfereGov foi aberto para que Estados, Distrito Federal e Municípios pudessem se cadastrar. Essa abertura ocorreu em 12 de maio, um dia após o presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, assinar o Decreto nº 11.525 em 11 de maio de 2023. Após a abertura, os municípios cadastraram seus planos de trabalho.

Dos recursos disponibilizados pela Lei, 70% são destinados para produções audiovisuais e 30% para outras áreas da cultura.

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS