Connect with us

Picos

CUSTO PIAUÍ | Plataforma de fiscalização financeira é apresentada a picoenses em palestra

Publicado

em

Aconteceu na noite desta quinta-feira (10), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Picos, a apresentação da plataforma Custo Piauí, que visa dar à sociedade em geral a facilidade em acompanhar como está sendo gasto o dinheiro dos cofres públicos do Estado. O evento foi planejado pelo Partido Novo.

 André Portela, fundador da Custo Piauí, foi o palestrante da noite. Ele fortaleceu a ideia de que o intuito da plataforma é fazer com que a sociedade faça uso do poder que tem para fiscalizar e cobrar o bom uso do dinheiro público de maneira fácil.

“A plataforma Custo Piauí é um projeto que visa disponibilizar de forma fácil, rápida e didática o uso do dinheiro público pelos nossos representantes. Então é uma forma que a gente tem de fiscalizar o uso dos recursos públicos, principalmente para a gente cobrar de quem conhece. É uma forma da sociedade exercer seu papel na fiscalização. Nós expomos as informações de forma didática, com gráficos, então, além de ser de fácil acesso, é de fácil manuseio. Sempre fazemos balanços em Teresina sobre qual vereador que gasta mais, qual que gasta menos, isso facilita a sociedade entender como estão utilizando esses gastos, porque, ao final do dia, quem paga a conta somos nós”, destacou ele.

Quando questionado se sofreu muita resistência na capital com a plataforma, o palestrante afirmou que ainda sofre, mas que esse é um dever do cidadão e obrigação dos representantes políticos.

“Nossos representantes têm que entender que a prestação de contas não é um favor, mas é uma obrigação legal. E a gente quer, através disso, conscientizar a sociedade para fazer a parte dela e cobrar de nossos representantes”.

Publicidade

A plataforma já cobre a Câmara de Vereadores de Teresina, o Governo do Piauí e o Tribunal de Justiça do Estado. “Até o final do ano terminaremos com a Prefeitura de Teresina, no início do ano começaremos com a Prefeitura de Picos e depois seguiremos para Parnaíba e demais cidades grandes do Estado”, disse ele sobre o avanço da plataforma no Piauí.

O diretor do Partido Novo em Picos, o psiquiatra Maurício dos Santos, relatou que a plataforma Custo Piauí é a proposta que o partido traz consigo, de buscar a fiscalização dos recursos públicos pela sociedade aos representantes políticos.

“O Custo Piauí é exatamente aquilo que o Partido Novo tenta trazer para a sociedade brasileira, ou seja, a ideia de que o brasileiro precisa agir, parar de reclamar dos partidos políticos e fazer algo na prática que ajude a transformar o ambiente político e a qualidade dos serviços que os nossos representantes oferecem pra gente” disse ele.

Maurício dos Santos declarou ainda que o objetivo é manter a transparência dos atos administrativos, nem que, para isso, seja preciso pedir intervenção judicial, caso os políticos se oponham.

“O objetivo não é algo punitivo ou encontrar irregularidades, mas mostrar ao representante que ele precisam economizar pois estão sendo fiscalizados. Essa plataforma é mais para tentar uma atitude diferente de nossos políticos, da maneira como usam o dinheiro público. Por isso esperamos que contribuam com nosso trabalho porque a transparência dos gastos públicos é algo garantido por lei e vamos fazer esse trabalho em Picos nem que seja judicialmente, como tem sido em Teresina”, declarou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS