Connect with us

GERAL

Pesquisas identificam praga em plantações de feijão em Pio IX

Publicado

em

Uma equipe do Instituto Federal do Piauí, Campus de Pio IX, iniciou uma pesquisa nas plantações de feijão em Pio IX para identificar a praga que está acometendo as lavouras e gerando perdas na produção.

O professor Nicolau, da área de Agronomia, fez uma visita nos feijoeiros com demais profissionais e coletou amostras para análise em laboratório. Nos estudos foi constatado que se trata de uma mosca que ataca vagens de feijão.

Vagens de feijão afetadas pela mosca – Foto: Reprodução

As moscas põem ovos e os mesmos eclodem espalhando larvas pelas vagens e gerando a perfuração delas e dos grãos. Segundo o pesquisador, a perda na lavoura já é considerável. Na coleta foi possível encontrar o inseto na fase adulta.

Para o combate à praga, o professor recomenda a utilização de produtos alternativos. As áreas de feijão que estão afetadas ficam próximas as plantações de caju e o alerta é que seja evitado o uso de defensivo químico, pois o mesmo provoca a mortalidade em larga escala de abelhas. As abelhas são presentes constantemente nas flores de caju e de outras plantas, fazendo o trabalho de plonização.

“Recomendamos que os produtores utilizem óleo de Nim como alternativa e também a manicueira que é um subproduto da fabricação da farinha de mandioca”, orienta.

Nicolau destacou ainda que um dos resultados da pesquisa mostrou que todas as vagens coletadas tinham grãos perfurados e dentro deles estava a larva da mosca.

Publicidade

As amostras foram coletadas há cerca de duas semanas.

Um dos produtores relatou que o feijão fica “todo chupado e não presta para nada. Ele vinga o canivete e ao invés de criar o caroço ele faz é dobrar a vagem”.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS