Connect with us

GERAL

SENAR/PI e Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa promovem curso Negócio Certo Rural

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PI) em parceria com a Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura está promovendo o curso Negócio Certo Rural, voltado para produtores de caju.

Vale ressaltar que o prefeito Dr. Karlão dá apoio para capacitação e aprimoramento dos produtores rurais principalmente àqueles voltados para a cajucultura.

A primeira etapa – encontro – aconteceu no sábado 02 e domingo 03 de abril, na Câmara de Vereadores, ministrado pela instrutora Lilian.

A parceria com Senar está firmada desde o ano passado, quando da realização do curso de beneficiamento de castanha que teve a instrutora Lilian como ministrante.

“O curso é um dos mais importantes porque ele ajuda o aluno – produtor rural a ter uma noção do que ele gasta para produzir. O curso terá acompanhamento ao longo de seis encontros”, enfatizou a secretária de Agricultura Natália Leal.

Negócio Certo Rural é um curso de gestão de propriedade rural onde o produtor terá oportunidade de calcular investimentos, custos, e lucros líquido e bruto. O curso tem duração de 46 horas, sendo 40 horas em sala de aula com preenchimento de atividades, tanto de classe como de casa, com mais seis horas de consultoria.

“´É um curso muito bom para quem quer seguir a administração correta da propriedade”, destaca a instrutora.

Participante do curso, Hilton Silva, destacou a importância do conteúdo. “Foi muito importante assim como o primeiro que já aconteceu e vamos esperar mais. Esse curso vai fortalecendo e abrindo a mente dos produtores para poder aos poucos recuperar as terras”.

Publicidade

O vereador Irmão Dudé, agricultor do município também participa do curso.

“Foi muito proveitoso. Através do Senar, está desenvolvendo bem o negócio que nós não tínhamos esse cálculo na terra. Hoje sabemos o que gasta para plantar, o que gasta de cerca. Esse curso foi fundamental para nosso município. Agradeço a secretária de Agricultura Natália que tem desenvolvido e trazido esses cursos para nosso município”.

Dentro dos encontros há duas consultorias feitas pela instrutora de forma individual com os participantes e em uma das propriedades deles.

Além disso o curso desenvolve atividades que devem ser entregues para a instrutora ao longo do período. Dentro da metodologia os alunos irão também produzir um caderno para fazer todas anotações de gastos com a produção, acompanhado pela instrutora e a partir das despesas com produções saberem o que tem de lucro.

Os próximos encontros estão marcados para acontecer nos dias 23 e 24 de abril com acompanhamento da consultoria, nos dia 29 e 30 de abril em 1º de maio.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS