Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM 26 ANOS | Câmara homenageia 10 personalidades com Título de Cidadania

Publicado

em

No primeiro dia de programação alusiva ao aniversário de 26 anos de emancipação política de Belém do Piauí, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadania para 10 personalidades.

O evento solene aconteceu na noite deste sábado (11), na sede do Legislativo Municipal, presidido pelo vereador Francisco Felipe, o Cicisso, e prestigiado por autoridades como o prefeito Ademar Carvalho, primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis, vereadores, secretários municipais, o Sargento Coelho, o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, vice-prefeito Valdo Benedito, familiares e amigos dos homenageados.

Na ocasião, foram homenageadas personalidades naturais de outros municípios e que fazem parte da história de Belém do Piauí, contribuindo com o seu progresso por meio da prestação de relevantes serviços à municipalidade nos seus segmentos de atuação.

Os homenageados foram Alaécia da Silva Brito, Cícero Ronaldo de Carvalho Feitosa, Ezequiel Joaquim Silva Dias, Fernando Amando de Sousa, Francisco das Chagas da Silva, Francimar da Silva Sousa (Mazinho), Paulo Sérgio da Silva Sousa, Severo Maria Eulálio Neto, Sidmário Sousa Silva e Walkiro Kell Pereira Chaves.

Alaécia Brito e Paulo Sérgio (Paulinho de Laura), são proposições da vereadora Mércia Carolina. São indicações do parlamentar Bernardino Carvalho o padre Fernando Amando, Francimar Silva (Mazinho) e o deputado estadual Severo Eulálio. O vereador Elieudo Júnior foi o autor de honrarias concedidas a Cicero Ronaldo, Ezequiel Dias e Francisco das Chagas. Sidmário Sousa e Walkiro Kell foram proposições dos parlamentares Ildmar Granja e Cristiana Bento, respectivamente.

Na Sessão, foi apresentado o histórico de vida de cada uma das personalidades, enfatizando sua relação com o município de Belém do Piauí. Após a entrega dos diplomas, os novos cidadãos belenenses se pronunciaram em tom de agradecimento.

Um deles foi o padre Fernando Amando, que agradeceu ao vereador Bernardino por lhe conceder a honra de pertencer ao povo de Belém, bem como, aos demais vereadores pela aprovação da propositura.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, que é natural de Patos do Piauí, usou a citação de um compositor para expressar seu sentimento pela honraria. “Parafraseando um grande compositor, chamado José Fortunato, em uma de suas composições, ele escrevia: Se a dor se escreve em lápide de pedra, hoje, encontrei em placas reluzentes, meu nome escrito a brilhar, porque essa homenagem recebi contente. Foram tantos anos de trabalho, que felizmente estão reconhecidos, quando eu for embora dessa terra, irei com meu coração agradecido”, disse.

Padre Fernando externou sua gratidão pela honraria e disse que já se sentia um filho de Belém. “Essa é uma oportunidade de agradecer, primeiro ao supremo Deus autor da nossa vida, aos meus familiares, onde quero agradecer pela presença e por serem meu por seguro por toda a minha vida. E dizer ao povo do Belém do Piauí, que hoje adentro as páginas da história desse lugar como um conterrâneo, um irmão de vocês, e fazer parte desse reconhecimento. Tenho plena consciência que não é pelo sangue, mas pelo trabalho que realizamos juntos. Recordo-me que em 2016, quando cheguei nessa cidade. No primeiro encontro que tive com as pessoas, eu já me senti filho desse lugar. E estou indo embora, porque a missão me chama para outro local, mas saibam que com certeza não voltarei a esta cidade como convidado, mas sim, como filho, que vem para ver seus conterrâneos”, disse o sacerdote, sob muitos aplausos.

O deputado estadual, Severo Neto, agradeceu pela honraria e falou da sua relação com Belém do Piauí, destacando seu trabalho desenvolvido como deputado no município.

“Dizer da minha alegria de estar presente nesse momento. Todos vocês tem a oportunidade de estar no dia a dia trabalhando em Belém do Piauí, mostrando serviço que vocês fazem e a população pode ver de perto. Nós somos um pouco diferente, porque estamos em Teresina ou Brasília, mas também trabalhando por esta cidade, só que através de pedidos do Ademar e dos vereadores, que sempre nos cobram melhorias e benefícios em prol do município. Nossa função é cobrar que as obras cheguem e, é isso que estamos fazendo, inclusive, teremos uma série de inaugurações, a quais nós contribuímos para que pudesse ser construído”, disse.

O deputado também anunciou mais obras para o município. “Mais asfalto será anunciado neste domingo e provavelmente já no início da próxima semana, serão iniciadas as obras. Também duas passagens molhadas ligando Caboclo a Baraúnas, passando pelo riacho dos pares e rio da boa esperança. E já está em processo licitatório mais calçamento e pavimentação asfáltica para Belém. Então, isso é fruto de muito trabalho do Ademar, que é incansável, e nós vamos junto com ele procurando ajudar, destinando emendas parlamentares e indo atrás de quem precisar, porque não importa de onde venha a fonte de recursos, mas sim, que o povo seja beneficiado e, é isso que queremos, porque a função nossa de homens públicos e melhorar a vida das pessoas, trazendo benefícios e qualidade para a vida para todos nós”, afirmou.

Sobre a honraria, o deputado Severo Neto, afirmou ainda que tornar-se cidadão belenense aumenta as suas responsabilidades. “Estamos participando das festividades de Belém do Piauí, mas quem ganhou o presente fomos nós que estamos recebemos o título de cidadania belenense, e isso só aumenta a nossa responsabilidade de trabalhar por Belém”, disse o parlamentar, que finalizou desejando um feliz natal a todos e parabenizando a cidade pelo aniversário.

A sessão solene foi encerrada com o pronunciamento do presidente da Casa, vereador  Francisco Felipe de Sousa Filho, o Cicisso, que parabenizou os homenageados e a cidade pelo aniversário de 26 anos de emancipação política. “Parabéns aos novos cidadãos belenenses, essa é uma forma de agradecimento e de reconhecimento pelos serviços prestados. Parabenizar, também, a cidade de Belém, que completa seus 26 anos em pleno desenvolvimento”.

A programação comemorativa aos 26 anos de emancipação política de Belém do Piauí segue até a próxima terça-feira, 14, com uma programação diversificada envolvendo atividades cívicas, culturais e esportivas.

Mais imagens da sessão

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS