Connect with us

Jacobina do Piauí

IV Cavalgada mantém cultura e tradição e reúne mais de 700 vaqueiros em Jacobina do Piauí

Publicado

em

No sábado, 30 de julho, foi realizada a IV Cavalgada e Missa do Vaqueiro, dentro da programação da Ovinocaprishow. O evento se destacou mais uma vez pela grande participação dos vaqueiros.

Em sua 4ª edição, o evento que mantém e valoriza sua cultura e tradição, se consagrou como uma das maiores Cavalgadas da região, reunindo 730 vaqueiros de Jacobina e de várias cidades da região, como Paulistana, Betânia, Acauã, Patos, São Francisco de Assis, Conceição do Canindé, Simplício Mendes, Itainópolis, dentre outros.

A concentração dos vaqueiros aconteceu no Parque Maravilha, distante 3 km da sede do município, onde foi servido o almoço. De lá, os vaqueiros saíram em cavalgada, percorrendo o trecho de estrada vicinal até a cidade.

Clique e veja todas as fotos!

Durante a cavalgada foi realizado a entrega de camisas para os vaqueiros. O percurso da cavalgada foi animado por aboiadores da região, que seguiram à frente do vaqueiros em um carro de som(trio).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_5050.jpg

Na cidade, os vaqueiros foram recepcionados por um grande número de pessoas, que aguardavam pela passagem da cavalgada, que seguiu pelas principais ruas e avenidas de Jacobina do Piauí.

Na frente no parque de exposição, foi realizado um momento celebrativo, conduzido por Hélio José. O ponto alto da celebração, foi a consagração a Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Jacobina e protetora do povo sertanejo.

O vaqueiro é uma figura forte em Jacobina, uma cultura mantida de geração em geração, uma identidade cultural construída por meio de símbolos de uma memória alicerçada por histórias de bravura, coragem e sagacidade. A exemplo disso, o vaqueiro de 93, Manoel Francisco de Carvalho, mais conhecido como seu Nezinho da Baixa Verde, participou ativamente da cavalgada, ao lado da sua grande família.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_IMG_5056-1.jpg

Ele destaca o amor à profissão de vaqueiro e o quanto gosta de participar de toda atividade que envolve o vaqueiro. “Eu gosto de gado, minha labora é todo dia, as pessoas conhecem logo quando vou passando com meu gado, porque aboio mesmo. Gosto muito da nossa cultura, se eu não pudesse vir para a cavalga nem dormia à noite, pensando, eu gosto mesmo”, disse.

“Eu nasci numa fazenda, aprendi desde cedo a montar e durante toda a minha vida, laboro com gado, sei que estou velho, mas gosto muito da lida, trabalho todo dia e se precisar derrubar um boi, eu derrubo”, finalizou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5054.jpg

Seu Nezinho, passou seus ensinamentos para seus doze filhos. A tradição familiar já está na quarta geração, que tem como uma das figuras, um de seus bisnetos, o Jardel de 3 anos, que já participa junto com os pais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5506.jpg

Este ano, a Cavalgada fez uma homenagem ao empresário Agostinho José de Oliveira, mais conhecido como “Agostinho Doutor” (im memoria), pai do prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o “GD”.

Foto: Júnior Oliveira

Ao término, aconteceu o sorteio de prêmios entre os vaqueiros, além de uma moto POP  OKM, que teve como ganhador o vaqueiro Geovane de Sousa, do povoado Vila Pedra Redonda.

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, disse que a cavalgada, a figura do vaqueiro é a identidade da cultura local e deve ser sempre mantida e valoriza. “O  vaqueiro é uma importante figura, que simboliza  a luta e os costumes do  homem do campo de Jacobina, por isso merece nosso respeito, incentivo e valorização”, reforçou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5473.jpg

O prefeito, muito emocionado, também falou de seu pai, a qual perdeu recentemente. “Na última cavalgada estávamos aqui, ele comprou um chapéu como esse que tenho e veio me dar e eu estava com outro chapéu e não quiz usar, porque o que tinha mais bonito. E ontem eu estava no espaço da exposição procurando um chapéu igual para comprar e lembrar dele. Usei com a maior honra e orgulho, lembrando de tudo que meu pai me ensinou. Então é só uma forma de dizer que temos que aproveitar os momentos com nossos pais e nossa família, porque quando a gente perde, não tem o que fazer só pedir força a Deus”, disse o gestor em lágrimas.

GD, ainda agradeceu a Deus pela realização de mais um evento, bem como a cada vaqueiro que participou da cavalgada e a toda a sua equipe pela organização e colaboração.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5493.jpg

Além dos vaqueiros e do prefeito GD, participaram do evento, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, vereadores e secretários municipais e os prefeitos Paulo Sérgio, de Acauã e Rafael Cavalcanti, de Afrânio-PE.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_5408.jpg
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS