Connect with us

Marcolândia

OUTUBRO ROSA | Prefeitura de Marcolândia realiza campanha de conscientização do câncer de mama. Veja!

Publicado

em

No mês de outubro, a cidade de Marcolândia se uniu à campanha nacional “Outubro Rosa”, que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura, sob a administração do prefeito Dr. Corinto Matos, promoveu ao longo do mês diversas ações em prol da temática “Ama-se, previna-se, Marcolandia abraça essa causa”, visando promover o bem-estar da população feminina.

No dia 9 de outubro, foi realizada uma roda de conversa com mães na Escola Raimundo Mariano. No dia seguinte, o encontro ocorreu na Escola Novo Milênio.

Escola Raimundo Mariano
Escola Novo Milênio

No dia 11, foi a vez das mulheres da Igreja Nova Vida participarem de uma roda de conversa. Na sequência, no dia 14 de outubro, foi realizado ações educativas no terço das mulheres.

Igreja Verbo da Vida
Terço das Mulheres

Passados alguns dias, no dia 23, houve um movimento intenso de prevenção na Secretaria Municipal de Saúde, com um mutirão realizado por profissionais da área e contou com a presença do prefeito Dr. Corinto Matos.

Dois dias depois, no dia 25, a comunidade de Morada Nova também foi beneficiada com um mutirão na UBS local.

No dia seguinte (26), um encontro foi realizado no CREAS, seguido por mais um mutirão de prevenção na Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo dia, houve um mutirão de prevenção na UBS Novo Milênio.

Ação no CREAS
Unidade Básica de Saúde Novo Milênio

Chegando ao final do mês, nos dias 30 e 31, foi promovido mutirões nas Unidade Básica de Saúde Serra dos Elias e da Cohab.

Durante essas atividades, foram realizados exames clínicos, aferição de pressão, atendimento odontológico, citopatologia e encaminhamento para mamografia.

Assim, a Prefeitura de Marcolândia, por meio de suas ações no Outubro Rosa, evidenciou o compromisso com a saúde e bem-estar das mulheres. A iniciativa contou com o apoio da população e de estudantes de medicina, que se empenharam para levar informações valiosas às mulheres e fortalecer a importância do diagnóstico precoce e cuidados com a saúde feminina.

Depoimentos

Publicidade

O gestor municipal, Dr. Corinto Matos, parabenizou aos profissionais envolvidos.

“Neste mês, diversas atividades foram realizadas por nossa administração, juntamente com instituições parceiras, com o objetivo de levar informações essenciais, foram promovidas palestras e campanhas de incentivo ao auto exame e à realização da mamografia. Gostaria de parabenizar todos os profissionais da saúde envolvidos nessa importante missão. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e todos aqueles que se dedicam diariamente ao trabalho de detecção e tratamento precoce do câncer de mama. Sem a dedicação e expertise de cada um de vocês, não seríamos capazes de alcançar resultados tão significativos na luta contra esta doença”, enfatizou.

A secretária de Saúde Domitila Alencar, expressou sua satisfação em contemplar uma campanha bem sucedida.

“Estou imensamente feliz em ver o sucesso da campanha do Outubro Rosa deste ano, nossa dedicação e empenho para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama realmente valeram a pena. Agradecemos a todos os envolvidos, desde os profissionais de saúde até os voluntários e apoiadores, por ajudarem a disseminar essa importante mensagem. Obrigada a todos pelo apoio e parabéns pelo sucesso alcançado”, expressou.

A coordenadora da atenção básica, enfermeira Mônica Rejane, expressou sua felicidade com a participação das mulheres.

“Estou extremamente satisfeita com o resultado de mais uma campanha. Fico muito contente em ver a participação expressiva das mulheres e em poder levar conhecimentos sobre a saúde da mulher para as igrejas e escolas da nossa cidade. Sou grata a todos os envolvidos por seu bom trabalho e dedicação”, salientou.

O Coordenador do NASP e docente da FAP Medicina Araripina, Severino, destacou a parceria entre a Secretaria de Saúde e a faculdade de Araripina.

“A parceria entre a Secretaria e afap de Araripina foi extremamente benéfica nesse projeto, pois conseguimos atingir todos os nossos objetivos. Levamos orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero para mulheres de diversas localidades do município de Marcolândia. Isso resultou em uma melhoria significativa na qualidade de vida das mulheres, uma vez que observamos uma participação ativa por parte delas nas ações promovidas pela Secretaria de Saúde, incluindo a realização de exames preventivos”, salientou.

A estudante de medicina, Maria Clara, que participou do projeto, enfatizou a importância do mesmo e destacou a abordagem acolhedora e dinâmica adotada.

Publicidade
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Imagem-do-WhatsApp-de-2023-11-03-as-10.02.27_b0ca1365-768x1024.jpg

“Participar do projeto Ama-se e Previna-se foi uma experiência única e enriquecedora para mim, não apenas como acadêmica de medicina, mas também para todas as conversas valiosas que pudemos ter. O projeto foi cuidadosamente planejado para acolher as diferenças e também fornecer conhecimentos sobre a saúde da mulher de uma forma simples e dinâmica. As participantes deram um feedback muito positivo e acredito firmemente que o projeto abraçou verdadeiramente a causa da prevenção e deixou uma marca significativa nas mulheres, espero que possamos continuar promovendo a saúde das mulheres neste município e alcançar um número ainda maior de mulheres no futuro”, disse.

Outra estudante de medicina, Tainá Fonseca, ressaltou a importância das rodas de conversa para a conscientização e informação das mulheres sobre o câncer de mama e colo de útero.

“Conseguimos reunir várias mulheres em diversas rodas de conversa, o que já foi um grande avanço, nessas conversas, abordamos temas como o câncer de mama e o câncer de colo de útero, esclarecendo dúvidas e conscientizando sobre a importância da prevenção. Foi gratificante perceber o quanto essas mulheres tinham interesse em se informar e aprender mais sobre essas questões, infelizmente, sabemos que ainda existe um tabu e uma dificuldade no acesso à informação, como estudante e mulher, percebo que esse projeto de extensão tem um impacto muito positivo na qualidade de vida delas. Espero que esse projeto seja perpetuado e alcance cada vez mais comunidades, causando um impacto ainda maior”, pontuou.

Fotos Escola Raimundo Mariano

Fotos Escola Novo Milênio

Fotos Igreja Nova Vida

Fotos Terço das Mulheres

Fotos UBS da Morada Nova

Fotos Ação no CREAS

Fotos UBS Serra dos Elias

Fotos Secretaria Municipal de Saúde

UBS Novo Milênio

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS