Connect with us

Vila Nova do Piauí

Escolas de Vila Nova valorizam a cultura popular com atividades folclóricas; veja

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, as escolas da rede municipal de ensino de Vila Nova do Piauí realizaram atividades alusivas ao projeto “Folclore Brasileiro” que focou no aprendizado e valorização das manifestações da cultura popular.

As atividades começaram pelo colégio Zacarias Manoel da Silva no dia 22 de agosto com várias apresentações: reisado quadrilha, forró e imitações do Saci.

Houve a exposição de ervas, chás medicinais e receitas de comidas típicas. Também foram expostos objetos do artesanato local. Os alunos apresentaram parlendas, participaram da pescaria de adivinhas.

O projeto Folclore Brasileiro foi trabalhado nas séries iniciais e nas séries finais foram feitas oficinas. Por lá teve o cantinho da beleza, provérbios bíblicos simbolizando a tradição religiosa e ditados populares.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ba8612ec-f796-4776-a106-4c5e87d4fae6-1024x769.jpg

Ao Cidades na Net, a diretora Luzia Francisca demonstrou estar satisfeita com a realização do projeto. “É gratificante comemorar esta data e resgatar a sabedoria popular de nosso povo mostrando para as novas gerações a importância da história cultural”, disse.

Dando sequência, em 26 de agosto, o corpo docente da escola Osvaldo José de Araújo promoveu um dia inteiro dedicado ao folclore. Os alunos da creche I da professora Ivanilda apresentaram uma cantiga de roda.

A turma da creche ll da professora Verônica também apresentou brincadeiras de roda. As crianças da creche lll da professora Sayonara trabalharam as lendas folclóricas.

A turma do Pré I (turno da manhã) trabalhou com a professora Ivanilda, lendas, parlendas e adivinhas. No Pré II (turno da manhã) com a professora Marlene foram feitas brincadeiras, trava-línguas, falou e a apresentação e degustação de comidas típicas.

O Pré I da tarde com a professora Rozimar abordou as adivinhas com os alunos Isaque e Mayane direcionando os demais colegas. O Pré II (turno da tarde) da professora Rivanilda debateu os trava-línguas.

Por fim, a diretora da instituição, Alicinete Bezerra fez seus agradecimentos. “Quero agradecer a cada pai e mãe pela a gentileza de ter contribuído com cada prato que foi feito com muito amor para depois serem servidos”.

No mesmo dia pela manhã, os estudantes da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima participaram da culminância do projeto “Folclore Brasileiro” com brincadeiras, exposições, apresentações e comidas típicas.

As atividades dos alunos do Sabino Gomes, da tarde, de 6º, 7º e 8º anos, de acordo com a coordenadora da escola, professora Goretti de Deus, foram desenvolvidas com o tema “Folclore: Cultura de um povo”.

Publicidade

O objetivo geral foi trabalhar e refletir o folclore, numa perspectiva local e regional, com vistas a divulgar, propagar e valorizar nossos costumes e nossa cultura. Cada turma desenvolveu temas específicos que foram expressos de forma oral e por meio de exposição.

Da esq.: p/ dir.: secretária de Educação Antônia Maria; coordenadora da U.E. Sabino Gomes de Lima, Goretti de Deus; e diretora da U.E. Sabino Gomes, Evinha Lima

“Os professores juntamente com os alunos da tarde do Sabino Gomes começaram a trabalhar desde o dia 22 para culminar na sexta em cima desse tema e desse objetivo”, explicou. “Todas as turmas da escola trabalharam o conceito, origem e nome do folclore e o porquê da escolha da data de 22 de agosto como “Dia do Folclore”, além de levar comidas típicas para um lanche coletivo no dia da culminância”, completou Goretti.

A turma de 6º ano coordenada pela professora Maria Cândida trabalhou a parte oral com adivinhações. Na exposição abordou as festas religiosas de Vila Nova que tem como santos: Santo Antônio e São João.

O 7º ano coordenado pela professora Eliana Maria, na parte oral, trabalhou os provérbios. A exposição mostrou ervas medicinais. Na turma de 8º ano, também coordenada por Eliana Maria, foi desenvolvido na parte oral, o cordel. O artesanato em geral, com destaque para os locais (pinturas, crochê, etc) foram mostrados em exposição.

No 9º ano que teve coordenação do professor De Assis, o cordel foi destaque no trabalho oral. O reizado, forró e a cantoria foram elementos da cultura evidenciados em exposição.

Durante uma semana eles foram envolvidos em atividades na sala de aula e extra-classe sobre a temática.

A diretora Evinha Lima comenta a importância do projeto.

Publicidade

“Por saber da importância de manter sempre viva a identidade cultural de um povo, surgiu a ideia de trabalhar o projeto ‘Folclore Brasileiro’ para aprimorar o conhecimento de nossas crianças e adolescentes. Agradecer toda a equipe da nossa escola e o apoio do prefeito Edilson Brito”.

Professora Maria Cândida e secretária de Educação Antônia Maria

A secretaria de educação, Antônia Maria participou das atividades, ela avalia a desenvoltura do projeto. “Os alunos e as equipes de todas as escolas estão de parabéns por desenvolverem tão bem o projeto do folclore. A Secretaria de Educação juntamente com o prefeito Edilson dão total apoio para que a educação seja uma prioridade, atividades como esta só engrandecem a educação de Vila Nova”, afirmou.

CONFIRA MAIS IMAGENS:

Osvaldo  José de Araújo:

Sabino Gomes de Lima:

Zacarias Manoel da Silva:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS