Connect with us

GERAL

Novena missa abre o 40º festejo de Santo Antônio em Vila Nova; veja fotos

Publicado

em

O festejo de Santo Antônio, em Vila Nova do Piauí, iniciou nesta sexta-feira, dia 04 de junho. A abertura das festas sagradas foi marcada pela alvorada às 05h30min e a tradicional caminhada que completa 40 anos. Entre os peregrinos estava o dirigente da Igreja de Santo Antônio em Vila Nova, ex-prefeito Totonho.

O ato representando a fé ao santo padroeiro, tradicional no município, iniciou em abril de 1979. Na época Vila Nova pertencia a paróquia de Jaicós. Posteriormente passou a ser Área de Padre Marcos. Atualmente é Área Pastoral pertencente a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Fronteiras.

“Há 40 anos iniciava a caminhada. Quero convidar a todos, residentes na zona rural e urbana, que venham participar, embora em um tempo com muitas restrições, mas que obedecendo o distanciamento social, usando máscaras e o álcool em gel, temos como participarmos de forma digna. Temos que lembrar de servir a Deus e aos santos padroeiros que temos muita admiração”, destacou.

À noite foi o momento de reza do Terço e logo em seguida a novena missa. Neste ano o festejo tem como tema: “Santo Antônio testemunha da alegria e do amor em família”.

Na primeira noite do festejo em sua 40ª edição, teve como Noitários o Apostolado da Oração. A novena missa foi presidida pelo padre Vanderlan Silva e concelebrada pelo padre Francisco Ramires.

Publicidade

Em entrevista ao portal Cidadesnanaet, padre Vanderlan enfatizou que Santo Antônio é um modelo para a igreja católica. O sacerdote também lembrou do período em que esteve como seminarista.

“Meu sentimento é de gratidão em poder compartilhar com meu irmão padre onde passamos seis anos como seminaristas. Santo Antônio é para a igreja um modelo de pregador e fé. A palavra hoje é de gratidão a Deus”, declarou.

O sacerdote fez suas recomendações aos fiéis vila-novenses e a todos os católicos. “A mensagem é que as pessoas venham com os cuidados necessários porque a pandemia ainda não acabou. Os que não podem vir, mas que rezem de suas casas e acompanhem pelos meios de comunicação.  Que esse momento transcorra na paz de Deus e deixe os frutos necessários. A prece maior é pelo fim da pandemia”, concluiu padre Vanderlan Silva.

Padre Francisco Ramires concelebrante da novena, durante entrevista, revelou que o sentimento é de esperança. “Depois de vivermos esse tempo de pandemia com tantos medos e incertezas, poder nos reunir e celebrar a festa de Santo Antônio traz esperança de um tempo novo e superarmos o mal presente. Agradeço a todas as equipes e pessoas que se esforçaram para que essa festa pudesse acontecer. Que Deus possa abençoar a todos e Santo Antônio derrame muitas graças sobre nós”, disse.

Francisco Ramires falou sobre a organização da festa. “É muito positiva. Os próprios leigos de Vila Nova estão cantando o festejo, animando a liturgia e organizando. Muitas pessoas desde o início do mês de maio preparam essa festa com a demarcação, o álcool em gel, todos de máscaras. Sentimos que estamos protegidos e que podemos celebrar porque estamos nos cuidando”, concluiu o padre Ramires.

Publicidade

A segunda noite do 40º festejo de Santo Antônio em Vila Nova prossegue neste sábado. Às 19h, será celebrada a novena missa e terá como noitários os casais – ECC. O ato terá a presidência do padre Ramires.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS